Gastronomia Compartilhar
Confira

Leite condensado vira leite? Descubra!

Vídeos estão viralizando nas redes sociais mostrando que o leite condensado vira leite líquido; entenda

• Atualizado

Redação

Por Redação

Leite condensado vira leite? | Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik (banco de imagens)
Leite condensado vira leite? | Imagem Ilustrativa | Foto: Freepik (banco de imagens)

O leite condensado é um dos ingredientes mais populares da confeitaria brasileira. Ele é usado no preparo de inúmeras sobremesas favoritas, como pudim, brigadeiro, beijinho de coco, entre outras.

Vídeos estão viralizando nas redes sociais mostrando que o leite condensado vira leite líquido, alegando que fica com o gosto e textura muito parecidos. Há até quem indique a substituição do leite por leite condensado. O blog TudoGostoso vai tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Leite condensado vira leite?

Sim, se você misturar com água, ele vira uma espécie de leite, mas está muito longe de ser como o leite fresco ou de caixinha. Isso porque o leite comum não leva adição de açúcar, contando apenas com os açúcares do próprio alimento.

No entanto, a utilização atualmente é muito mais em receitas próprias com o ingrediente do que como substituto do leite comum.

Curiosidades

O leite condensado é um produto alimentício industrializado obtido através da evaporação da água do leite e da adição de açúcar. Ele foi descoberto pelo francês Nicolas Appert em 1820, mais de 200 anos atrás.

Os cientistas da época procuravam maneiras de conservar os alimentos por mais tempo, especialmente dentro de embalagens herméticas.

Poucas décadas depois, tornou-se extremamente popular e muito comercial. O alimento foi bastante utilizado por soldados americanos durante a guerra civil estadunidense, assim como em diversas outras guerras ao longo da história. Isso porque ele era muito mais fácil de transportar do que o leite fresco, que estragava rapidamente.

Além disso, é um produto altamente calórico e rico em açúcares, o que pode servir como fonte de energia em situações de extrema necessidade.

Outro uso bastante popular foi como fórmula infantil, no final do século 19 e início do século 20, quando a geladeira elétrica como conhecemos ainda não existia e era muito difícil armazenar leite por longos períodos. Então, é verdade que surgiu como uma substituição ao leite comum, mas isso não quer dizer que é uma opção saudável.

*Com informações do blog Tudo Gostoso.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.