Gastronomia
templates/template-single-article-texto
block/article/header
Gastronomia Compartilhar
Gastronomia

Festival gastronômico em Nova Trento reúne 13 restaurantes

Evento acontecerá de 1º a 17 de abril e vai reunir 13 estabelecimentos entre restaurantes, cervejarias, vinícolas e cafés

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Festival gastronômico em Nova Trento reúne 13 restaurantes

Reunir a família em torno da mesa para saborear uma bela refeição, sempre regada a um bom vinho e, claro, muita alegria. Ah! Nisso os italianos são especialistas! Pensando em toda a sua tradição italiana, a cidade de Nova Trento, que já é conhecida em todo o país pelo turismo religioso, atraindo milhares de pessoas todos os anos ao Santuário de Madre Paulina, que conhecem e se encantam pela cultura local, agora terá uma nova atração. Toda a tradição cultural e gastronômica da cidade que teve origem nos seus antepassados, também ganhará destaque pelo 1º Festival Gastronômico realizado no município, o COTTURA, que acontece de 1º a 17 de abril.

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

A nome COTTURA – que em italiano quer dizer cozimento, cozido, quente, pronto-, foi escolhido para ressaltar que cozinhar não é apenas um prato, mas sim “ a arte de usar a comida para criar felicidade”, como imortalizou o escritor Theodore Zeldin. E mostrar toda essa tradição italiana da boa mesa aos visitantes, ficará por conta dos 13 estabelecimentos que participarão do Festival Gastronômico, entre eles restaurantes, que vão apresentar menus exclusivos, além de cervejarias, vinícolas e cafés que mostrarão a diversidade de Nova Trento.

“Trazer um Festival Gastronômico para a cidade, era uma ideia antiga da Associação, pois Nova Trento é uma cidade turístico-religiosa, com uma forte cultura italiana. Nós temos o Santuário de Santa Paulina, que nos conferiu o título de Capital Catarinense do Turismo religioso e recebemos mais de 60 mil pessoas todos os meses no Santuário e também para ver a nossa cultura, a nossa tradição Trentina italiana. Por isso, os restaurantes se juntaram com entidades para apresentar novas receitas utilizando aquela comida do passado, da nona e os produtos locais. Um resgate com inovação, unindo o passado, presente e futuro”, ressaltou o vice-presidente da Associação Neotrentina do Turismo de Nova Trento – Neotur, André Aladeu Orsi.

Para valorizar ainda mais a cultura italiana, muito presente na cidade e os seus moradores, desde o ano passado, os participantes do COTTURA frequentam oficinas, palestras, rodas de conversas e capacitações com especialistas do Sebrae da Regional Foz do Itajaí. As consultorias orientaram os profissionais desde a escolha das iguarias, com a valorização de ingredientes da produção local e produtos catarinenses até a construção do menu, elaboração do valor e a identidade dos estabelecimentos.

“A proposta das consultorias é estimular o fluxo turístico e fortalecer a cadeia produtiva. Nossos especialistas têm como meta orientar e integrar produtores, restaurantes e consumidores, para valorizar o cultivo local, e assim, reconhecer a identidade, história e memória de Nova Trento por meio de sua gastronomia”, destacou o gerente da Regional Foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, o Cottura vai relembrar a cultura local e estimular a economia.

“O Festival vem de encontro com as nossas raízes, com uma gastronomia neotrentina cheia de histórias e memórias afetivas, que vão fazer os turistas percorrem os restaurantes participantes e experimentar a tradicional comida italiana, que os nossos antepassados trouxeram há aproximadamente 130 anos. Ligar a cultura com a gastronomia é muito mais do que apenas uma refeição, é saborear em cada prato, a história de Nova Trento, além de movimentar a economia dos empresários locais, que é de extrema importância para o crescimento do turismo na cidade”, conclui.

O COTTURA – 1º Festival Gastronômico de Nova Trento é uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur – Associação Neotrentina do Turismo, tem como apoiadores a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Nova Trento e o SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora.

Confira os restaurantes participantes do 1º COTTURA:

Torento Sushi Bar;
Pousada Cantina Italiana;
Pousada Portal do Vígolo;
Pizzaria di Iggio e Ivete;
Restaurante Morro da Cruz;
La Torre do Vinho Vô Luiz;
Vinícola Castel;
Bar e Cancha do Pinho;
Vinhos Girola;
Cervejaria Al Fero Birrificio;
Pizzaria Mantoanelli;
Churrascaria Dalla Brida;
Natalina Pousada e Restaurante.

Entre no grupo do SCC10 e receba as principais notícias da sua região pelo WhatsApp

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp

block/article/tags
block/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news

Veja mais