Gastronomia
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Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

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Gustavo Maresch

Cafeína além da xícara!

Descubra algumas curiosidades sobre a cafeína.

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Cafeína além da xícara!
Café filtrado. Fonte: acervo pessoal – Rodrigo Gomes Leite.

Olá amigos leitores, desejo que a semana seja cheia de positividade. Mesmo fazendo 38 graus em Santa Catarina você não deixa o cafezinho de lado? Que bom, também sou assim, mas por precaução as doses deveram ser diminuídas, pois as altas temperaturas com a combinação de cafeína podem nos deixar um pouco mal, o ideal mesmo é nos hidratar com água, sucos naturais, e frutas.

Falando sobre os efeitos do café, você sabia que a cafeína foi descoberta em 1820? Sim, quem descobriu foi o químico Ferdinand Runge, que também descobriu várias outras coisas que até hoje são necessários e úteis para a sociedade, entre elas ele descobriu os efeitos midriáticos, nada mais é que a dilatação da pupila.

Pois bem, a cafeína não está presente somente no café, outros produtos naturais como o cacau, erva-mate, guaraná contém cafeína, a partir destes produtos são elaborados bebidas a base de cafeína, como guaraná, energéticos e alguns chás gelados. Também a cafeína é muito usada na composição de remédios, os estimulantes e analgésicos são os que mais utilizam cafeína em sua composição.

A cafeína já foi usada na Inglaterra para tratamentos de alcoólatras, pesquisadores achavam que a cafeína diminuía a vontade de beber bebidas com álcool, nesta época, meados os anos 1900, a Inglaterra consumia mais café que chá.

A cafeína age de forma diferente em cada organismo, enquanto algumas pessoas lutam com o sono por ter consumido café após as 18hr, algumas podem consumir café às 22h e dormir tranquilamente. Claro que existe uma tolerância na quantidade consumida.

O café faz sim muito bem a nossa saúde, como já escrito em artigos anteriores aqui no portal, porém não devemos ultrapassar uma dose diária de 400mg por dia, isso equivale à 800 ml de café, ou quatro xicaras.

Se consome muito café, fique atento ao seu corpo, ansiedade, dor no estomago podem ser indícios que você está consumindo muita cafeína.

Outro fator na diminuição de cafeína durante o consumo de café, é optar sempre em consumir grãos de café especial 100% Arábica, pois ele contém até 50% menos cafeína que o tipo de grão Robusta ou Conilon.

Consumir moderadamente qualquer coisa sempre será mais prazeroso.

Por Rodrigo Gomes Leite

Bons Pensamentos, Boas Palavras, Boas Ações e Bons Cafés!

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