×
×

Escolha sua região:

Terça-feira, 30 de novembro de 2021. Santa Catarina Mude de região ▼
MENU
O portal da notícia
em Santa Catarina.
BUSCAR
Gastronomia
MENU
BUSCAR
Gastronomia
publicidade
block/single-columnist/block-title

Gustavo Maresch

Bacharel em Gastronomia e mestre em Turismo e Hotelaria. Atualmente é professor e coordenador de curso na área da Gastronomia no IFSC.

[email protected]
block/article/header
Gastronomia Compartilhar

Gustavo Maresch

Calor e café, porque não?

Café gelado: uma ótima dica de bebida refrescante para saborear nos dias quentes de verão!

block/article/social-network
block/article/content__sidebar
Calor e café, porque não?
Fonte: Pixabay

Olá amigos leitores, que nossa semana seja maravilhosa, cheia de notícias boas e muito café especial.

O verão ainda não começou, e os dias quentes já deram a cara aqui pelo estado, aí você pode pensar ‘sou apaixonado por café, mas beber nesse calor não rola’. Pois bem, sim, quem ama café bebe a qualquer hora do dia e estação do ano, mas devo concordar que bebidas geladas neste calor caem melhor.

Até mesmo cervejas que tem café, geralmente são feitas pra degustar no inverno, é o caso das Stout, mas podemos sim nos deliciar com cafés gelados também. Existe várias formas de preparar um café refrescante em casa, sem necessidade de estudo ou equipamentos, vou escrever aqui três bebidas geladas a base de café, você pode surpreender seus convidados neste final de ano.

CAFÉ TÔNICA

Super fácil, rápida, deliciosa e ainda refrescante. Primeiramente você prepara seu café de forma tradicional, no filtro de pano, papel, prensa francesa etc… Vamos falar aqui de uma receita para um copo de 400ml. Para essa quantidade o café são 400ml de água para 40gr de café moído. Seu café já está pronto, no copo coloca duas rodelas de laranja e muito gelo. Despeje seu café passado sobre o gelo e a laranja, em torno de 250ml de café, após isso complete seu copo com água tônica, mexa e se delicie com essa bebida.

CAFÉ GELADO

Essa bebida também conhecida como COLD BREW, refrescante e muito saborosa. Para essa bebida, você pode usar um litro de água fria e 120gr de café moído, essa moagem pode ser média, não pode ser fina. Basta colocar o café moído em uma jarra, completar com água fria, mexer, tampar e deixar na geladeira pra infusão de 24 ou 48 horas. Após isso, filtre a água da jarra, seu cold brew está pronto, beba super gelado com muito gelo, se preferir pode acrescentar rodelas de limão ou laranja.

CAFÉ COM LEITE GELADO

Se você é daqueles que adora bebida com leite, essa receita também é deliciosa. Prepara seu café de forma tradicional, lembrando das medidas 10 por 1, a cada 100ml de água 10 gramas de café moído. Prepare no seu método preferido. Num copo de 400ml, coloque muito gelo e complete 250ml de leite também gelado, após isso complete o copo com seu café passado na hora, mexa e se delicie.

Se sobrar café durante o dia, você pode colocar ele em forminhas de gelo e congelar, é ideal para complementar as bebidas acima, como também usar em sucos ou tomar com água tônica.

Precisamos nos reinventar diariamente para suprir nossas necessidades, a vida é assim, cheia de oportunidades, as vezes deixe a imaginação te levar. Você poderá se surpreender.

Bons Pensamentos, boas palavras, Boas Ações e Bons Cafés.

Por Rodrigo Gomes Leite


>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

query/article/query-columnist
publicidade
publicidade
block/article/social-network
block/general/block-plus-news