Bem-Viver Compartilhar
Doença

Confirmada a morte de macacos por febre amarela em Palmeira

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.

Por

• Atualizado

Foto: Arquivo / Agência Brasil
Foto: Arquivo / Agência Brasil

A equipe de vigilância epidemiológica do município de Palmeira recebeu, na terça-feira (2), o resultado de uma das amostras enviadas ao Laboratório Central (Lacen), em Florianópolis, no dia 19 de janeiro, atestando que o macaco encontrado morto na localidade de São Sebastião do Canoas teve a morte causada por Febre Amarela. A equipe ainda aguarda o resultado de outras três remessas de coletas enviadas ao Lacen, todas de primatas encontrados mortos na localidade de Mato Escuro.

A Febre amarela que vitimou o macaco no interior do município é do tipo Silvestre, e é transmitida aos humanos quando estes são picados por mosquitos típicos de mata, contaminados com o vírus. É importante salientar que o macaco não transmite o vírus a outros seres humanos.

“Nossa cidade tem cobertura vacinal de 53% da população, o que é considerado baixo por causa da gravidade da doença. Pedimos aos que ainda não foram ao Posto de Saúde que possam procurar a unidade e se vacinar. É só uma dose pra você ficar imune para o resto da vida”, apontou a prefeita Fernanda Cordova.

Vacinação em Palmeira

Desde que as equipes da Secretaria de Saúde foram notificadas das primeiras mortes de macacos, no início de janeiro, as quais não puderam ter a coleta realizada devido ao estado avançado de decomposição dos corpos, foi montada uma mobilização municipal de vacinação contra a Febre Amarela. Desde o início da mobilização, 26 palmeirenses compareceram à UBS Central para se imunizar contra a doença.

A vacinação acontece na UBS Central todas as terças-feiras, e está programado um Dia D de vacinação, no dia 13 de fevereiro, das 08h às 17h, para atender os munícipes que não podem comparecer à unidade durante a semana.

Os sintomas da Febre Amarela são início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal e icterícia (Pele Amarelada). Se você esteve em região de mata e apresenta algum destes sintomas, recomenda-se procurar atendimento médico para avaliação. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

publicidade
publicidade

Veja mais