Cientistas descobrem variante mais transmissível do HIV
Cepa possui mais de 500 mutações e apresenta maior carga viral nos pacientes
• Atualizado
Cientistas identificaram uma nova variante da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV) que aparenta ser mais contagiosa. Batizada de “variante VB”, a cepa foi identificada na Holanda, onde começou a circular por volta da década de 1990. Apesar de se tratar de uma descoberta científica rara, os pesquisadores esclarecem que a variante não deve provocar pânico.
“Não há razão para alarme”, disse o pesquisador e principal autor do estudo, Chris Wymant. Segundo ele, a descoberta pode ajudar a entender melhor como o HIV, causador da Aids, ataca as células do sistema imunológico. No total, foram encontrados 109 infectados com a cepa, sendo na Bélgica, Holanda e Suíça, entre os anos de 1992 e 2014.
“Nossos resultados ressaltam a importância do acesso regular a exames para pessoas em risco de contrair o HIV, para permitir um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento imediatamente depois”, destacou o epidemiologista Christophe Fraser, coautor do estudo. Ele explica que, apesar da variante VB possuir mais de 500 mutações e proporcionar uma carga viral maior nos pacientes, a doença também pode ser tratada.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO