Xô, ressaca! Confira 3 dicas imbatíveis para não passar sufoco no Carnaval
Para evitar aquela indesejada ressaca, é preciso tomar alguns cuidados
• Atualizado
Para embalar o tradicional e popular Carnaval, algumas pessoas costumam se divertir sem nenhuma preocupação com amor, folia e álcool. Para evitar aquela indesejada ressaca e não passar sufoco, é preciso tomar alguns cuidados para ajudar o organismo a restabelecer o equilíbrio. Pensando nisso, separamos três dicas imbatíveis.
Desequilíbrio no organismo, a ressaca é causada pelo consumo excessivo de álcool, levando ao surgimento de alguns sintomas como dor de cabeça, sensibilidade ao som e à luz, enjoo, dores no corpo, boca seca e sede. Os sintomas ocorrem devido à desidratação que a bebida causa no organismo, além da sobrecarga no fígado, que tem a função de eliminar o álcool do sangue.
Leia Mais
Confira as dicas para combater a ressaca:
1. Beba bastante água
Se hidratar é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Beber água junto à bebida alcoólica pode ajudar a controlar o nível do álcool no sangue. Como as bebidas possuem um efeito diurético no organismo, o recomendado é que a pessoa beba bastante água durante o dia para recuperar a hidratação.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia de acordo com alguns fatores, como peso corporal e temperatura do dia. Porém o indicado é ingerir cerca de dois litros de água por dia.
2. Alimente-se de forma adequada
A alimentação pode ser uma grande aliada antes e depois da bebedeira. Apostar em uma alimentação leve e rica em nutrientes também ajuda no equilíbrio do corpo. Dê preferência aos alimentos com mais benefícios à saúde, como verduras, legumes e frutas, para ajudar o organismo a eliminar mais facilmente as toxinas produzidas pelo fígado devido ao consumo de álcool.
3. Fique de repouso
Repousar é um hábito sempre necessário para ajudar o organismo a se recuperar de qualquer mal-estar. Portanto, não se deve emendar uma festa na outra. O corpo precisa de um descanso para restabelecer as energias.
Em caso de qualquer sintoma mais forte, procure atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Leia também:
- Ônibus ‘despenca’ em ribanceira e mata o menos 17 pessoas
- URGENTE: mulher é morta a tiros em cidade da Serra Catarinense; autor confessou o crime
- ‘Pessoas de bem’: casal encontrado morto pelo filho em SC é identificado
- Aposta de SC leva mais de R$ 200 mil na Mega-Sena; veja onde
- Cosud foi um encontro de presidenciáveis em SC
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO