Cotidiano Compartilhar
IBGE nas ruas

Visitas do IBGE em Lages: como identificar os agentes e garantir segurança

Os recenseadores do IBGE estão nas ruas de Lages realizando pesquisas

• Atualizado

Ingrid Deucher

Por Ingrid Deucher

Imagem ilustrativa. | Visitas do IBGE. | Foto: Helena Pontes / Agência IBGE
Imagem ilustrativa. | Visitas do IBGE. | Foto: Helena Pontes / Agência IBGE

Equipes do IBGE estão realizando visitas em residências de Lages para a realização de pesquisas e levantamentos. A informação foi confirmada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) após moradores relatarem visitas por agentes do órgão.

Na manhã da última sexta-feira (06), uma moradora de Lages entrou em contato com a equipe da Rádio Clube para questionar a autenticidade de uma visita realizada por um rapaz identificado como recenseador do IBGE. A moradora atendeu o agente pela janela da residência, mas ficou preocupada e procurou a redação da rádio para confirmar se o IBGE realmente estava realizando pesquisas na cidade.

Em resposta, o repórter Rodrigo Silvério conversou com Ricardo Bizzotto, chefe da agência do IBGE em Lages, que confirmou que as equipes estão, de fato, nas ruas da cidade. De acordo com Ricardo, o IBGE realiza constantemente pesquisas, incluindo entrevistas domiciliares e a atualização de endereços, como a coleta de informações sobre o nome do morador e os dados de contato.

Ele destacou que, caso os moradores tenham qualquer dúvida, podem verificar a identidade do recenseador diretamente com o agente, que estará sempre devidamente identificado com crachá, colete e dispositivo eletrônico de coleta de dados. Além disso, é possível consultar a identidade do recenseador no site oficial do IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou entrar em contato com a agência do IBGE em Lages para confirmar se o trabalho está sendo realizado na área.

“Entendemos que, em tempos de golpes, muitas pessoas tentam se passar por órgãos legítimos, e por isso, recomendamos que, em caso de dúvida, os moradores entrem em contato conosco para confirmar as informações”, afirmou Ricardo.

O IBGE reforça que os recenseadores estão devidamente equipados e identificados, e recomenda que, sempre que houver alguma dúvida, a população recorra aos canais oficiais de atendimento para garantir a segurança e a veracidade das informações coletadas.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.