VÍDEO: operação do Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão na Diretran Lages
Equipes da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina prestam apoio às diligências.
• Atualizado
Na manhã desta terça-feira (26), o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a operação “Revisão de Ofício” em Lages, na Serra Catarinense. A ação visa desarticular um esquema de alterações irregulares em exclusões de multas de trânsito na Diretran (Diretoria de Trânsito).
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra servidores públicos lotados no Diretran, sob suspeita de participação nas práticas ilícitas investigadas. A investigação, conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages, tramita em sigilo. Equipes da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina prestam apoio às diligências.
Como as irregularidades ocorreram
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os servidores inseriam dados falsos no sistema do Detran, beneficiando terceiros com a anulação de multas por meio de revisão de ofício ilícita. Essa prática viola princípios da Administração Pública e do processo administrativo de trânsito, causando prejuízos ao erário.
Procurada pela reportagem do SCC SBT, a Prefeitura de Lages informou que o órgão ainda não obteve informações a respeito da operação.
O que é o Gaeco
O Gaeco é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO