Rádio Clube Compartilhar
denúncia

Vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, vira réu após furar pneu do carro da prefeita

Jair Júnior cravou um prego no pneu do carro no Feriado de Páscoa de 2025

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, vira réu após furar pneu do carro da prefeita | Imagem: cedida à Rádio Clube
Vice-prefeito de Lages, Jair Júnior, vira réu após furar pneu do carro da prefeita | Imagem: cedida à Rádio Clube

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) formalizou a denúncia contra o vice-prefeito de Lages, Jair Junior, tornando-o réu pelo crime de dano ao patrimônio público. A ação penal investiga um incidente ocorrido em 20 de abril de 2025, no estacionamento da prefeitura, quando um prego foi cravado no pneu do veículo oficial utilizado pela prefeita Carmen Zanotto.

Vice-prefeito de Lages vira réu por dano ao patrimônio público; provas e investigação

A denúncia do Ministério Público baseou-se no inquérito da Polícia Civil, que reuniu provas técnicas e testemunhais sobre o ocorrido. De acordo com o promotor responsável, Jair Junior agiu de forma dolosa (intencional).

  • Circuito Interno: Imagens das câmeras de segurança do estacionamento da prefeitura mostraram que o vice-prefeito foi a única pessoa a se aproximar do veículo, uma MMC/Eclipse preta, no horário do fato (aproximadamente 13h20).
  • Perícia: O Laudo n.º 2025.09.01739.25.004-22 confirmou que a perfuração no pneu foi causada por um objeto pontiagudo cravado deliberadamente.

O caso foi encaminhado ao MPSC em julho de 2025 e, com o recebimento da denúncia agora em 2026, o político passa a responder formalmente pelo artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal, , ou seja, “destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia”, qualificado por se tratar de um patrimônio público, e prevê penas de multa e detenção.

A 11ª Promotora de Justiça da Comarca de Lages afirma que esse tipo de conduta revela desrespeito às instituições públicas e ao patrimônio. “A resposta da Justiça deve ser proporcional à gravidade dos fatos, reafirmando que atos dessa natureza não serão tolerados”, declarou.

Posicionamento da Prefeitura

A Prefeitura de Lages manifestou-se oficialmente por meio de nota, reiterando o repúdio a condutas ilegais:

“A Prefeitura de Lages ratifica seu posicionamento institucional, mantido de forma inalterada desde os fatos ocorridos em março de 2025, absoluta intransigência com qualquer conduta ilegal e repúdio veemente a crimes de violência contra a mulher e dano ao patrimônio público.

A Administração Municipal acompanha o desenrolar dos fatos com seriedade, respeitando o devido processo legal e as decisões das autoridades judiciais competentes, em todas as esferas de apuração.

A transparência, o respeito à lei e aos princípios éticos seguem como pilares desta gestão, em defesa da população de Lages e da Administração Pública Municipal”.

A defesa de Jair Júnior ainda não se posicionou sobre o caso, mas o espaço segue aberto.

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.