Vereador da Serra gera revolta ao chamar pessoas com deficiência de “bobinhos”
Durante o discurso de homenagem, o vereador se referiu os quatro tios da sua esposa que tinham deficiência como "bobinhos".
• Atualizado
O vereador Robson Luhan Medeiros (PSDB) de São José do Cerrito, na Serra Catarinense, se envolveu em uma polêmica esta semana após se referir a pessoas com deficiência como “bobinhos” durante uma sessão da Câmara de Vereadores.
Durante o discurso de homenagem à avó falecida de sua esposa, o vereador mencionou os quatro tios da sua esposa que tinham deficiência. Ao se referir a eles, ele utilizou o termo “bobinhos”, gerando indignação nas redes sociais.
Luhan disse: “A história dela daria para escrever um livro. A mãe dela faleceu muito jovem e ela tinha mais quatro irmãos deficientes, bobinhos. Então ela criou todos os filhos dela, todos os bobinhos, o pai dela, tudo sozinha, na roça”.
Na sequência, o vereador completa: “Eles passaram muita fome, naquele tempo não tinha aposento, não tinha nada, e com quatro pessoas bobas dentro de casa, quatro deficientes, que não tinham condições de trabalhar ou aposentadoria, passaram por maus bocados”.
Assista:
As falas do vereador repercutiram de forma negativa nas redes sociais. Diversos usuários criticaram o uso do termo “bobinhos”, considerado pejorativo e ofensivo.
A usuária Fernanda Fernandes escreveu: “Fico chocada que em pleno século XXI ainda tenha que ouvir uma besteira desse tamanho, e pior, que diante de tantas lutas, cada dia maiores pela pessoa com deficiência, ainda tenham pessoas que as trate dessa maneira e não se solidarizam com deficiência, não os valorizam, não os incluam, não os acolham”.
Vereador pede desculpas nas redes sociais
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (25), o vereador Robson Luhan se retratou e pediu desculpas pelas suas falas em que se referiu a pessoas com deficiência como “bobinhos”. Ele afirmou que não teve a intenção de ofender e que o termo utilizado era comum em sua região no passado.
“Nunca foi minha intenção ofender alguém. Mas peço também que o povo tenha um pouco de empatia, porque eu não fiz por mal. Também sou um pai de família e tem muita coisa circulando na internet a respeito de mim que não é verdade”, disse.
Veja o vídeo:
A reportagem da Rádio Clube procurou o vereador Luhan, que reiterou seu pedido de desculpas à população e se comprometeu a buscar uma forma de retratação pública.
Você sabe o que é capacitismo?
Com informações de Handtalkme
A palavra “capacitismo” significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão, sem deficiência, denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.
O Capacitismo é considerado uma forma de preconceito, comumente vindo de pessoas sem deficiência, que pré-julgam a capacidade e habilidades das pessoas com deficiência com base apenas no que elas acreditam sobre aquela condição.
Muitas pessoas não têm conhecimento algum sobre o capacitismo devido a falta de debate pela população. Pouco se discute hoje em dia sobre o descumprimento da legislação que garante o direito e participação plena da pessoa com deficiência na sociedade. Esse comportamento apenas agrava esta forma de preconceito, pois é uma maneira de perpetuar a crença de que as pessoas com deficiência não são capazes de atuar ativamente na sociedade, o que é um grande equívoco.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO