Udesc Lages sedia o maior evento de extensão universitária do Sul do Brasil
As atividades culturais no Centro Serra exigem inscrição prévia
• Atualizado
A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio do seu Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, sedia a partir desta quarta-feira (23) um evento de magnitude inédita para a instituição: o Seminário das Universidades Públicas do Sul do Brasil. Mais de 1.200 alunos e professores de 28 instituições públicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estarão reunidos até esta sexta-feira (25) para troca de experiências e apresentação de trabalhos.
Leia Mais
O evento é considerado o maior já realizado pela UDESC local e reflete um momento importante para a extensão universitária no país. O professor Clóvis Gewehr, coordenador local do evento, expressou a satisfação em sediar o seminário. “Para nós é uma satisfação muito grande estar sediando esse evento. Teremos apresentação de trabalhos dessas universidades, e também à noite teremos atividades culturais no Centro Serra”, destacou.
A abertura oficial acontece na noite desta quarta-feira no Centro Serra. Durante o dia de quinta-feira (24), a UDESC/CAV receberá intensas sessões de apresentação de trabalhos, que demonstram a relação das universidades com a comunidade. “A extensão universitária é a relação da universidade com a comunidade. O CAV tem a expertise em qualidade de ensino, em qualidade de pesquisa, e nós estamos sedimentando a extensão na nossa instituição”, explicou o professor Gewehr, ressaltando a importância de promover esse tipo de iniciativa em Lages.
Impacto para cidade
Além do engrandecimento acadêmico, o evento também gera um impacto positivo para a economia local. “Isso movimenta comércio, movimenta a rede hoteleira. E é uma semente que nós estamos plantando aqui para promover vários eventos aqui nessa cidade”, afirmou o coordenador.
O diretor-geral do UDESC/CAV, professor André Thaler, reforçou a relevância do seminário, especialmente no contexto da curricularização da extensão.
“É o maior evento que nós já fizemos aqui dentro do CAV. E ele vem num momento muito especial. A extensão universitária passa por um momento muito especial no Brasil, que é a curricularização da extensão. Isso significa que, a partir de agora, todos os estudantes do Brasil vão fazer extensão”, explicou Thaler.
Thaler enfatizou os ganhos dessa iniciativa: estudantes com maior conhecimento da realidade social e melhor adaptação ao futuro profissional, além da contribuição da universidade para o desenvolvimento da sociedade como um todo, com um olhar especial para as camadas de maior vulnerabilidade socioeconômica. “É muito gostoso ver o olhar das pessoas que nunca estiveram aqui, vendo isso tudo, e que também engrandece muito a cidade. São todas as regiões do sul do Brasil chegando pessoas aqui que a maior parte delas é a primeira vez que estão em Lajes”, concluiu o diretor.
Acesso ao Público
As atividades culturais no Centro Serra exigem inscrição prévia através do site do Seurs. Já as apresentações de trabalhos e as sessões na UDESC/CAV são abertas ao público e gratuitas, oferecendo uma excelente oportunidade para a comunidade lageana conhecer de perto os projetos e pesquisas desenvolvidos pelas universidades públicas do Sul do Brasil. O evento segue com programação intensa até sexta-feira.
Veja a entrevista
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO