Udesc Lages retoma atendimentos no Hospital Veterinário
A unidade reiniciou a oferta de consultas e procedimentos clínicos de rotina, abrangendo exames laboratoriais, dermatológicos, bioquímicos e radiológicos
• Atualizado
O Hospital de Clínica Veterinária Professor Lauro Ribas Zimmer (HCV), pertencente ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc em Lages, retomou oficialmente suas atividades de atendimento à comunidade nesta semana. A unidade, que desempenha papel fundamental na saúde animal da região serrana, reiniciou a oferta de consultas e procedimentos clínicos de rotina, abrangendo exames laboratoriais, dermatológicos, bioquímicos e radiológicos.
Neste primeiro momento, o hospital está operando com foco em procedimentos de menor complexidade. Segundo a equipe técnica, cirurgias mais específicas dependem de avaliação prévia dos médicos veterinários responsáveis. Outro ponto relevante no cronograma de retomada diz respeito às internações, que estão suspensas durante o mês de fevereiro, com previsão de normalização apenas a partir de 2 de março, coincidindo com o início do semestre letivo da universidade.
Adaptações e horários de funcionamento do hospital
Devido ao cronograma de obras de ampliação e reforma que ocorrem na estrutura, o fluxo de acesso ao prédio foi alterado. Os tutores e pacientes devem utilizar uma entrada lateral sinalizada, uma vez que a parte antiga do complexo passa por intervenções. O atendimento ao público ocorre O atendimento ocorre em dias úteis. De segunda a quinta-feira, das 8h às 12h, e das da 13h30 às 17h. Às sextas-feiras, o HCV funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h, sem triagem na parte da tarde.
Investimentos e modernização da estrutura
O projeto de expansão do HCV, iniciado em 2022, conta com um aporte financeiro de aproximadamente R$ 13 milhões. As melhorias englobam a construção de novos blocos cirúrgicos destinados a pequenos e grandes animais, além de uma área moderna de esterilização. A reforma atinge cerca de 80% da área preexistente, incluindo a recepção, o laboratório clínico e o setor de diagnóstico por imagem.
Além da assistência animal, a obra contempla o ensino acadêmico com a criação de duas salas de aula para 60 alunos cada e gabinetes para docentes. Com a liberação desses espaços, disciplinas da graduação em Medicina Veterinária serão ministradas diretamente no hospital neste semestre. Para organizar o fluxo de veículos, o estacionamento frontal foi reservado exclusivamente aos clientes, enquanto servidores e estudantes devem utilizar a área de estacionamento próxima ao setor de manutenção do campus.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO