Trigêmeas lageanas se destacam na arbitragem do handebol
Árbitras integram o quadro internacional da IHF e sonham com os Jogos Olímpicos de 2028
• Atualizado
As irmãs Bruna, Renata e Gabriela Garcia são motivo de orgulho para Lages e para o esporte brasileiro. Nascidas e criadas na cidade, as trigêmeas trilham há mais de uma década o caminho da arbitragem no handebol e hoje se consolidam como referências na modalidade.
Bruna e Renata formam dupla na arbitragem da International Handball Federation (IHF). Por atuarem sempre em par fixo, as duas já apitaram competições em diferentes países e, no fim deste ano, embarcam para a Europa, onde serão árbitras no Mundial de Handebol Feminino, disputado na Alemanha e Holanda. Será o quinto mundial da carreira da dupla, sendo o segundo da categoria adulta.
Gabriela, por sua vez, também se dedica à arbitragem e nesta semana está em Brasília, atuando nos Jogos da Juventude, enquanto as irmãs participam da equipe de arbitragem da Liga Nacional de Handebol Feminino, que acontece em Lages.
Mesmo morando hoje em Balneário Camboriú, elas mantêm viva a ligação com a terra natal. As irmãs carregam o sonho de alcançar os Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A disputa, porém, é acirrada. Em todo o continente sul-americano, apenas uma ou duas duplas costumam ser convocadas. No Brasil, somente duas estão no quadro internacional da IHF. A dupla lageana e outra de São Paulo.
Com dedicação, talento e muito esforço, as trigêmeas Garcia seguem escrevendo uma história de sucesso e conquistas, provando que as mulheres lageanas têm lugar de destaque no esporte mundial.
*** Com informações de Rafael Araldi/Fundação Municipal de Esportes de Lages
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO