Micro-ônibus escolar atola no interior de município da Serra e preocupa pais
O micro-ônibus que transportava os estudantes ficou atolado nesta segunda-feira (29)
• Atualizado
Nesta semana, cerca de 14 estudantes que residem no interior de São José do Cerrito estão utilizando um transporte alternativo para ir à escola. Devido a problemas com o micro-ônibus, a prefeitura cedeu um carro pequeno para realizar o transporte dos alunos do interior até as escolas na cidade.
Para levar todos os estudantes, são necessárias cerca de três viagens de carro. O repórter Evandro Gioppo, da Rádio Clube, entrou em contato com Dhuli Caroline, mãe de dois estudantes. Ela ressalta as dificuldades que os filhos estão enfrentando para chegar até a escola.
“O transporte das crianças ficou atolado ontem, as estradas estão muito ruins e já faz três semanas que o nosso ônibus ficou para arrumar, isso foi antes das férias e até agora nada. Eles só falam que não tem transporte. O único transporte que tinha era o que ficou atolado ontem. Agora deram um carro pequeno, o motorista que se vire a fazer três viagens. As crianças têm que vir mais cedo e fica esse transtorno.”, comentou Dhuli.
Essa medida emergencial é a terceira opção de transporte escolar para esses estudantes. A primeira escolha, um ônibus traçado, está em manutenção, e a segunda, um micro-ônibus, atolou na estrada de acesso à localidade de Cerro Pelado nesta segunda-feira (29).
A mãe dos estudantes destaca que as condições das estradas e do transporte escolar estão complicadas no interior. Ela relata que as estradas estão em péssimo estado, agravado pelas chuvas e pelo tráfego de caminhões pesados que danificam ainda mais o trajeto.
“As estradas estão precárias, estão esquecidas.. já estavam ruins, aí veio a chuva e piorou. Agora os caminhões estão puxando, daí está bem pior, acho que mal carro pequeno está passando”, disse a mãe dos estudantes.
Segundo Dhuli, além dos problemas recentes, a comunidade já enfrentou dificuldades anteriores com o transporte escolar. Ela disse que anteriormente, os estudantes eram transportados em uma Kombi, que frequentemente quebrava, sendo substituída por uma van, que também apresentava problemas constantes. A pressão da comunidade resultou na disponibilização de um micro-ônibus, que também sofreu com alguns danos, resultando na atual situação de precariedade.
A Rádio Clube entrou em contato com a prefeitura de São José do Cerrito, que informou que o ônibus traçado está na oficina para manutenção, aguardando a chegada de peças previstas para a próxima quinta-feira (01). Quanto às condições das estradas, a prefeitura está considerando a criação de uma regulamentação de rodagem para minimizar os danos causados pelo trânsito de caminhões pesados, especialmente aqueles envolvidos na extração de pinheiros da região, que são os que causam um problema maior nas estradas do interior de São José do Cerrito.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO