Tornado pode ter causado estragos em cidade da Serra Catarinense; veja imagens
Árvores caíram, fiação elétrica foi danificada e casas foram destelhadas com a força do fenômeno
• Atualizado
Uma tempestade que atingiu a Serra Catarinense, neste domingo (24), deixou um rastro de destruição na cidade de São Joaquim. Árvores caíram, fiação elétrica foi danificada e casas foram destelhadas com a força do fenômeno. O meteorologista Piter Scheuer acredita que o município tenha sido afetado por um tornado.
“Diversos estragos associados aos ventos fortes, que aconteceram em um curto espaço de tempo, arrancaram casas do lugar, telhados, árvores e até algumas possíveis retorsões. Uma super célula se deslocou sobre o município e trouxe esse episódio registrado”, explica o meteorologista.
De acordo com a prefeitura de São Joaquim, a tempestade deixou um rastro de destruição em seu caminho, atingindo diversas residências na região. Muitas casas ficaram danificadas, e a prioridade das equipes de socorro era fornecer lonas e telhas para as famílias que precisavam de abrigo emergencial.
Além do Pericó, outras áreas no município também foram afetadas pelo fenômeno do granizo, com pedras de 3 a 4 cm de tamanho, causando preocupações adicionais para os moradores. A escola e a creche local foram atingidas pela tempestade. Como resultado, as aulas foram suspensas até que os reparos necessários fossem concluídos.
De acordo com Cesário Flores, coordenador da Defesa Civil municipal e secretário de Planejamento, as equipes realizaram monitoramento e levantamento dos danos causados pelas intensas chuvas e rajadas de vento em São Joaquim. “Com esse levantamento, pudemos constatar que várias casas, a escola, a creche, a igreja e o ginásio da localidade foram atingidos. Todas essas situações foram identificadas para que possamos oferecer uma resposta rápida às necessidades dos moradores”, enfatizou Flores.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO