Temporal causa destruição e deixa mais de 9 mil sem luz em Lages
O temporal causou destelhamentos, quedas de árvores e graves interrupções nos serviços essenciais
• Atualizado
Uma forte tempestade, acompanhada de intensas rajadas de vento, grande volume de chuva e granizo, atingiu Lages no final da tarde deste domingo (30), deixando um rastro de destruição em diversos bairros, e principalmente no Centro da cidade. O temporal causou destelhamentos, quedas de árvores e graves interrupções nos serviços essenciais.
Especulações sobre a intensidade do evento climático, com alguns comentários indicando uma possível microexplosão ou até mesmo um tornado F1, serão confirmadas com os meteorologistas, incluindo Piter Scheuer.
Prefeita avalia estragos e possível adiamento do Natal
A prefeita Carmen Zanotto se reuniu na Prefeitura de Lages com todos os secretários para avaliar os estragos. Ela confirmou que a tempestade atingiu estruturas públicas e privadas.
“Exatamente. Pegou as estruturas públicas, pegou todo o prédio da Secretaria Municipal de Saúde de vários serviços, a nossa farmácia central, com os medicamentos de alto custo e medicamentos básicos, vigilância epidemiológica, mas também pegou a igreja que nós chamamos de conventinho. Lamentavelmente, lá nós tivemos pessoas que estavam na missa e acabaram tendo ferimentos, mas já foram atendidas,” disse a prefeita.
Carmen Zanotto também lamentou a destruição na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana de Lages.
“A nossa praça central, que nós estávamos concluindo todo o processo de decoração do nosso Natal, uma das principais árvores, foi totalmente destruída, mas vamos seguir firmes, continuando fazendo avaliação, porque também teve residências que perderam suas coberturas, mais outros serviços privados que também como os mercados e outras estruturas que foram atingidas.”
Questionada sobre o adiamento do início da abertura do Natal FelizCidade, a prefeita afirmou que a decisão será tomada após a reunião:
“É exatamente o que a gente vai fazer agora na nossa reunião, uma avaliação, se a perspectiva de chuva se mantiver para amanhã com ventos fortes, com certeza pode ser transferido.”
Temporal em Lages; danos estruturais
Os danos foram generalizados, concentrando-se principalmente nos arredores da Avenida Belisário Ramos e na região central.
- Hospitais: O Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (HNSP) foi atingido, sofrendo danos no telhado em vários pontos de sua estrutura. Contudo, até o momento, nenhum paciente hospitalizado precisou ser removido de ala. O Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HGMTR) e a UPA não registraram danos significativos, apenas goteiras pontuais nesta última.
- Conventinho (Convento São José): Atingido severamente, o Convento São José teve sua missa cancelada e registrou quatro vítimas. Uma delas foi encaminhada ao hospital com ferimentos no braço causados por estilhaços de vidro e um ferro.
- Comércio e educação: Houve destelhamento de uma casa na Marechal Floriano, queda de tapumes perto do Hotel Le Canard, queda da placa do Colégio Bom Jesus e uma árvore caiu em cima da Farmácia Básica no Centro.
Interrupção de energia e trânsito
O temporal causou sérios prejuízos na rede elétrica e de trânsito:
Mais de 9 mil unidades consumidoras (9.668) da Celesc Energia foram afetadas, com o Centro sendo a região mais atingida (mais de 5.600 unidades). A interrupção de energia durou cerca de duas horas e meia. A Gerente Regional da Celesc, Angela Reche, informou que várias equipes, incluindo reforço operacional, estão percorrendo a rede, mas sem previsão de retorno imediato nos pontos mais críticos devido à extensão dos danos.
A Avenida Santa Catarina foi registrada com pontos de alagamento. Semáforos foram destruídos, exigindo a substituição de postes e dos próprios equipamentos. Mesmo após o retorno da energia, os semáforos permanecem intermitentes. A Diretran e a equipe de manutenção trabalham desde as 18h, e o serviço não tem previsão para ser concluído. Placas de sinalização, principalmente no Centro, também foram destruídas.
Temporal causa destruição; Diretran pede atenção redobrada
Elton Ávila, Diretor de Trânsito da Diretran, informou que todo o efetivo e a equipe técnica de manutenção semafórica estão trabalhando. Ele citou que, na Rua Coronel Córdova, dois focos de semáforo foram danificados e estão sendo trocados.
Pontos críticos estão recebendo geradores para funcionamento, como no cruzamento da Avenida Belisário Ramos com a Avenida Brasil (próximo ao Le Canard), e controle manual de tráfego, como no semáforo da Praça João XXIII (Sempre Verde), onde há fiação elétrica exposta.
“São vários pontos que precisam de atenção do condutor aí, atenção redobrada, cuidado ao atravessar os cruzamentos e pedir o cuidado, redução da velocidade, atenção, enquanto as nossas equipes estão em campo aí, fazendo a manutenção desses semáforos. Respeitem as ordens dos agentes de trânsito que estão nas vias aí, fazendo controle manual,” orientou Ávila.
A previsão para a normalização dos semáforos no Centro é de, no máximo, duas a três horas, dependendo da disponibilidade de material, mas a situação na Praça João XXIII depende do reparo da rede elétrica pela Celesc, danificada pela queda de árvores.
Atuação da Defesa Civil e Bombeiros
A Defesa Civil de Lages e o Corpo de Bombeiros Militar estão mobilizados no atendimento às ocorrências.
O Sargento Ribeiro, da Defesa Civil, informou que quatro equipes foram prontamente deslocadas para atender a inúmeras ocorrências de árvores caídas e casas destelhadas. A Defesa Civil também está distribuindo lonas para os moradores afetados nos bairros São Cristóvão e Centro.
O Corpo de Bombeiros de Lages (ABTR 130) atuou na desobstrução da Avenida Belisário Ramos, retirando três árvores de médio porte que bloqueavam completamente o tráfego próximo ao cruzamento com a Rua Frei Gabriel, com a Avenida Brasil, e em frente ao Fórum Nereu Ramos. A guarnição trabalhou por aproximadamente 2 horas na remoção das árvores e limpeza das vias.
Contatos de Emergência:
- Defesa Civil: 199 ou (49) 99836-1702
- Bombeiros: 193
Confira imagens
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato e Handerson Souza.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO