TCE reconhece Palmeira como exemplo em educação na Serra
No período avaliado, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram taxa de aprovação de 94% com nota de 6,6 no Saeb
• Atualizado
O Conselheiro do Tribunal do Estado (TCE/SC), Gerson dos Santos Sicca esteve na Serra Catarinense e participou da Fecam na sede da Amures, e fez visita técnica à duas escolas do município de Palmeira.
Gerson quis saber porque a rede municipal de Palmeira atingiu o melhor índice entre os municípios da Amures.
Identificamos boas práticas de Educação no município de Palmeira. Tive a oportunidade de visitar a Escola de Educação Básica Professora Antonieta de Souza, bem referenciada nos dados do Painel ICMS Educação. Também visitei o Centro de Educação Infantil Laura de Souza Rafaele, que era uma obra paralisada do programa Pró-Infância e foi finalizada com recursos próprios do município.
Em sua analise, Gerson Sicca disse ter identificado diversos pontos de integração da comunidade na escola e a melhoria estrutural da unidade de ensino. “Na Palmeira identificamos elementos de boas práticas na gestão pública e visitei também, a secretaria de Educação do município que tem compromisso educacional exemplar”, citou o Conselheiro do TCE.
A publicação pelo Ministério da Educação (MEC), do resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, coloca a rede municipal de educação de Palmeira como exemplo em Santa Catarina.
Segundo a prefeita do município de Palmeira, Fernanda Córdova, a taxa de aprovação significa que, de cada 100 alunos, 94 foram aprovados, e a prova do Saeb avalia os alunos com relação aos conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.
Recebemos a visita do conselheiro do Tribunal de Contas, o Gerson Sica. E ficamos muito felizes e orgulhosos pelo resultado obtido nesse novo modelo de avaliação que o Tribunal de Contas vem utilizando na educação. É um trabalho em equipe. Onde todos são fundamentais para atingir o resultado. São méritos de todos os profissionais que estão a frente, trabalhando junto com as nossos alunos os nossos professores, os nossos diretores, coordenação pedagógica, os nossos motoristas merendeiras, zeladoras enfim a nossa secretária de educação. É com muito orgulho que essa administração comemora esse resultado com toda a nossa equipe da educação. É a primeira vez que se tem notícia de uma vistoria in loco de um conselheiro do Tribunal de Contas. Nunca na unidade escolar da Serra Catarinense isso aconteceu. Então a gente só tem a agradecer, agradecer ao Tribunal de Contas por estar acompanhando, por estar vindo nos visitar e acompanhar os resultados.
O resultado atribuído a Educação em Palmeira foi de 6,3, acima inclusive o índice da Rede Nacional (5,8) e o da Rede Estadual de ensino (6,1). No período avaliado, os alunos do 1º ao 5º ano apresentaram taxa de aprovação de 94% com nota de 6,6 no Saeb.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO