Cotidiano Compartilhar
Serra Catarinense

Sonho de décadas por títulos de propriedade se torna realidade para 75 famílias de Lages

Esta é terceira vez que o programa chega a Lages para entregas de matrículas em 2023.

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: TJSC
Foto: TJSC

O programa Lar Legal, do Poder Judiciário de Santa Catarina, está, desde o começo da semana, com uma série de entregas de títulos de propriedade em diversas regiões do Estado. Nesta quinta-feira (14/12), a solenidade ocorreu em Lages, na Serra, para 75 famílias do bairro Habitação. O ato, que é a concretização do sonho das pessoas, foi acompanhado por diversas autoridades, entre elas, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira.

Esta é terceira vez que o programa chega a Lages para entregas de matrículas em 2023. Em duas oportunidades, uma em março e outra no mês de agosto, foram reunidas 180 famílias para receber o documento. Em todas, o que não faltou foram histórias de gente que aguarda há anos por esse momento.

É o caso da dona Maria Prazeres Correa, pensionista, de 84 anos, que vive há 40 na rua Primavera. Ela foi uma das primeiras moradoras do bairro. Não havia casas na quadra onde hoje convive ao lado de diversos vizinhos. Maria chegou com 12 filhos. Ganhou material para construir algumas peças para abrigar a família.

“Naquela época o documento era a palavra da gente. Lutamos todos os dias por aquilo que queríamos. Hoje, graças a Deus e com muita fé, estamos conquistando o sonho de ter o terreno em meu nome”, diz a experiente senhora ao lado da neta.

Numa das principais ruas do Habitação, a Álvaro Neri dos Santos, vive Aderbal Mendes Ouriques. Tem 82 anos e faz 33 que veio de Anita Garibaldi para, como ele diz, dar estudo para as filhas. “Tinha só um contrato de compra e venda do terreno. Passei muito tempo esperando por este documento. Uma segurança para mim e meu filho, que mora no segundo piso de casa”.

O presidente Altamiro lembra que as pessoas encontravam entraves para legalizar os terrenos quando o procedimento era feito apenas administrativamente. “Com o Lar Legal, a entrega desses documentos ocorre sem nenhuma contestação. E é com muita alegria que voltamos a Lages para repassar os títulos a mais 75 famílias e fazer justiça social”.

Uma parceria compreendida pela administração municipal como de extrema importância nas atividades de regularização fundiária. “Agora, com o apoio do Tribunal de Justiça, temos essa chancela. Entre todas as ações desenvolvidas pela prefeitura, uma das que me traz maior alegria é este programa, porque ele dá dignidade às pessoas”, diz o prefeito Antonio Ceron.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.