Simulado de deslizamento de terra mobiliza forças de segurança em Lages
O objetivo principal do simulado é avaliar o tempo de resposta das equipes
• Atualizado
Um grande simulado de deslizamento de terra mobilizou diversas forças de segurança na Avenida Santa Catarina, em Lages, na manhã deste domingo (18). O evento, que faz parte de uma iniciativa nacional, visa testar o tempo de resposta e a coordenação entre diferentes órgãos em situações de emergência.
Desde as primeiras horas da manhã, equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Polícia Científica foram acionadas para simular o resgate de vítimas em um cenário de desmoronamento. O trânsito na avenida foi totalmente interrompido para garantir a segurança e o sucesso da operação.
O objetivo principal do simulado é avaliar o tempo de resposta das equipes, desde o primeiro chamado até a chegada da primeira viatura ao local da ocorrência. Segundo informações apuradas no local, o tempo estimado para a chegada da primeira viatura é de aproximadamente 12 minutos.
Veja o vídeo do simulado
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato
Leia também
Lages sediará Simulado Estadual inédito sobre gestão de desastres naturais
Neste domingo (18), acontece o 1º Simulado do Plano de Contingência de Lages, uma iniciativa inédita em âmbito estadual, aderindo ao chamamento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC). A ação simulará uma situação de emergência e calamidade pública decorrente de deslizamentos de terra.
Para a realização da operação, um verdadeiro mutirão está sendo organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lages (Compdec), envolvendo as principais instituições de saúde, secretarias municipais e forças de segurança do município. O local escolhido para o simulado é a avenida Santa Catarina, no bairro Conte, próximo à conhecida “Curva da Morte”.
Simulação realista
O simulado em Lages integra o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina, um projeto pioneiro no país. Cada região do estado simulará um tipo diferente de desastre, agindo como se a situação fosse real. Em Lages, o cenário de deslizamentos de terra exigirá a evacuação simulada de residências e o acionamento de equipes para acolher os possíveis desabrigados.
De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Sargento Ribeiro, a ação será um momento histórico para Lages.
“No simulado que faremos na Curva da Morte, haverá alguns carros que serão atingidos pelo deslizamento, assim como a desocupação de algumas residências. Haverá ainda o acionamento das equipes da secretaria de assistência social para acolher os desabrigados”, detalhou.
Interdição da via
Para garantir a segurança e o bom andamento da simulação, a avenida Santa Catarina, na região da “Curva da Morte” e ruas próximas, será totalmente interditada para o tráfego de veículos entre as 10h e as 12h30 do próximo domingo. A Compdec pede a compreensão da população e orienta os motoristas a buscarem rotas alternativas durante este período.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO