Serviço aeromédico do Samu salva mais de 80 vidas na Serra, mas enfrenta pausa para manutenção
O atendimento teve início na “Operação Estação Inverno”
• Atualizado
Desde junho, a Serra Catarinense conta com um aliado crucial no socorro a emergências médicas. O serviço aeromédico do SAMU, em parceria com o helicóptero Águia 4 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, realizou 87 atendimentos até novembro, consolidando-se como um recurso indispensável na região. Durante a Operação Estação Inverno, o serviço foi fundamental, atuando em resgates e transportes médicos com rapidez e eficácia.
Transformado em uma verdadeira UTI aérea durante os atendimentos de saúde, o helicóptero Águia 4 permitiu que casos graves fossem tratados com agilidade e suporte avançado. Marcos Fonseca, superintendente de urgência e emergência do estado de Santa Catarina, destacou a relevância do serviço:
“A ampliação do serviço aeromédico no estado é um marco não só para o Samu, mas para toda a saúde catarinense, onde com certeza estaremos mais seguros atuando com profissionais de suporte avançado nas unidades helitransportadas. Sejam das forças de segurança, tanto do Bombeiro quanto da Polícia Militar, apoiando todos os municípios da região”.
No entanto, a aeronave Águia 4 encontra-se temporariamente fora de operação devido a uma manutenção preventiva. De acordo com informações do Comando do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, uma discrepância identificada em uma peça específica gerou um atraso inesperado no reparo, necessitando de um laudo especializado da fabricante para autorização do conserto.
Comunicado oficial
A Polícia Militar de Santa Catarina, através do Comando do Batalhão de Aviação, emitiu a seguinte nota sobre a situação:
“A PMSC vêm a público informar e esclarecer à comunidade da Serra Catarinense que a aeronave Águia 04, com sede em Lages e operacional desde 2015, sendo protagonista de incontáveis operações policiais e centenas de vidas salvas, encontra-se em manutenção preventiva.
Esse procedimento ocorre na atividade aeronáutica de forma regular, com vistas a segurança de voo e continuidade da atividade aérea.
Especificamente, no Águia04, uma discrepância em peça específica gerou um atraso não previsto, acarretando em necessidade de reparo especializado por parte da empresa contratada para tal, o que resulta na demora no retorno da operacionalidade.
Dessa forma, tanto a empresa responsável pela manutenção, quanto o Comando do BAPM estão envidando todos os esforços para aquisição de nova peça e retorno às atividades.
Ocorre que estes tipos de a aquisições dependem de processos administrativos morosos, somado ao fato de que este tipo de peça não encontra-se sob livre demanda no mercado, de modo que torna-se necessário aguardar a sua disponibilidade para compra/empréstimo.
Ademais, o Comando do BAPM reforça que, antes mesmo do lançamento da Operação Verão, o apoio do Águia 04 no litoral catarinense já havia sido descartado, visto que o litoral catarinense estará guarnecido, de sul a norte, com aeronaves compatíveis com a atividade de resgate aéreo, durante toda a operação estação verão.
Por conseguinte, informamos que tão logo a manutenção seja realizada ela retornará imediatamente para continuidade dos serviços que já vem prestando na Serra Catarinense, juntamente com o Serviço Aeromédico do Samu, o que já está demonstrado estatisticamente sua efetividade e eficiência, salvando diversas vidas da comunidade Serrana.
Por fim, ressaltamos que estamos a disposição da imprensa e comunidade local para eventuais dúvidas e esclarecimentos, e continuaremos atuando de forma técnica, profissional e comprometida com a segurança e a saúde da região da Amures, voando para salvar, como fizemos desde 2015.”
Perspectivas
Apesar da pausa temporária, o serviço aeromédico do Samu na Serra Catarinense segue como um símbolo de eficiência e esperança para a população. A combinação de tecnologia, planejamento e parcerias estratégicas com a Polícia Militar tem garantido agilidade e qualidade no atendimento às emergências médicas da região.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO