Serra registra temperaturas negativas e geada no domingo das mães
A menor temperatura foi registrada no perímetro urbano de São Joaquim, onde os termômetros marcaram -1,8ºC
• Atualizado
O domingo (11) do dia das mães amanheceu gelado na Serra Catarinense com temperaturas negativas e formação de geada. O avanço de uma massa de ar frio pelo sul do Brasil derrubou as temperaturas em várias cidades de Santa Catarina.
A menor temperatura foi registrada no perímetro urbano de São Joaquim, onde os termômetros da rede INMET marcaram -1,8ºC no bairro Jardim Bandeira, próximo ao centro da cidade. Já na região do Vale do Caminhos da Neve, que fica a cerca de 3 km do centro de São Joaquim, os campos amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo.
Em Urupema, conhecida como a cidade mais fria do Brasil, os termômetros registraram -1°C por volta das 7h, conforme dados da Epagri/Ciram.
Outras cidades da Serra também tiveram temperaturas negativas. Em Bom Jardim da Serra, fez -0,35°C por volta das 8h. Já em Urubici, a menor temperatura registrada foi de 0,17°C às 7h deste domingo.
Segunda-feira ainda deve ser de frio na Serra
A Defesa Civil de Santa Catarina alerta que as temperaturas baixas devem persistir nos próximos dias, especialmente durante o amanhecer. Para esta segunda-feira (12), a previsão indica que os pontos mais altos da Serra Catarinense podem registrar temperaturas negativas novamente, com alta probabilidade de geada. Apesar do frio, o tempo deve se manter firme e ensolarado na maior parte do estado.
Segundo a Defesa Civil, a partir de terça-feira (13), o frio deve perder intensidade no amanhecer. As temperaturas mínimas na Serra devem ficar entre 5°C e 10°C, enquanto o Extremo-Oeste, Planalto Norte e Alto Vale devem registrar mínimas entre 10°C e 14°C. No Litoral, as temperaturas mínimas devem variar entre 15°C e 18°C.
Veja as fotos da geada em São Joaquim
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO