Serra do Corvo Branco recebe asfalto e concreto na SC-370
Trecho entre Urubici e o topo da montanha deve ser finalizado em fevereiro.
• Atualizado
A pavimentação da rodovia SC-370, que conecta a Serra ao Sul catarinense, segue em ritmo acelerado em uma das intervenções de engenharia mais complexas do país. Com o tráfego interditado para garantir a segurança e a agilidade dos serviços, as equipes trabalham simultaneamente na drenagem, contenção de encostas e na implantação de diferentes tipos de pavimento.
Serra do Corvo Branco recebe asfalto e concreto; cronograma e investimento
O projeto, integrante do Programa Estrada Boa, conta com um investimento total projetado em R$ 60 milhões. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a expectativa é concluir o primeiro trecho, que liga o centro de Urubici ao famoso corte na rocha, até o final de fevereiro de 2026.
Após essa etapa, os esforços serão concentrados no corte da serra e na descida em direção a Grão-Pará. Devido à inclinação acentuada e às condições geológicas, este segmento receberá pavimento rígido (concreto) com 22 centímetros de espessura e telas de alta resistência.
Para vencer os desafios geográficos da Serra do Corvo Branco, a obra utiliza técnicas avançadas:
- Contenções: Uso de grampos de aço e concreto projetado nos paredões.
- Segurança e Largura: Implantação de vigas em balanço e um “falso túnel” para ampliar a pista em pontos críticos.
- Pavimentação Híbrida: Uso de asfalto (pavimento flexível) nos trechos planos e concreto nos trechos de serra.
Impacto regional
Atualmente, cerca de 40 profissionais operam nas três frentes de trabalho. Para o governo estadual, a conclusão da rodovia encerra uma espera de mais de cinco décadas de moradores e empresários locais. Além de facilitar o escoamento de produção, a pavimentação consolidará a SC-370 como uma das principais rotas cênicas do Brasil, integrando economicamente as regiões da Serra e do Litoral Sul.
O trecho é famoso mundialmente por sua fenda de 90 metros de profundidade encravada em rochas de 160 milhões de anos, formação que historicamente serviu como o primeiro acesso oficial entre o planalto e o mar em Santa Catarina.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO







