Serra Catarinense registra o primeiro caso de hantavírus
O primeiro caso de hantavírus na Serra Catarinense foi registrado na cidade de Painel. Urubici apresenta 22 casos suspeitos da doença
• Atualizado
O primeiro caso de hantavírus da Serra Catarinense foi registrado no município de Painel, cidade fica à 34km de Lages. Segundo nota da secretaria de saúde do município, no dia 18 de julho de 2022, um homem de 42 anos foi atendido na Unidade Básica de Saúde Central. Segundo informações, o homem mora sozinho no interior de Painel e procurou atendimento com queixa de dor no corpo, fraqueza e cansaço e com diagnóstico de Covid-19. O homem foi medicado e orientado ao isolamento domiciliar e caso apresentasse piora deveria retornar ao serviço de saúde.
No início de agosto, o serviço de Zoonozes da Regional de Saúde de Lages fez contato com a Enfª Cristina, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Painel para informar que o homem se encontrava em internamento hospitalar com suspeita de Hantavírose e Leptospirose.
A secretaria de saúde de Painel, iniciou o processo de investigação. O paciente teve alta hospitalar na segunda semana de agosto. No dia 12 de agosto, o exame confirmou positivo para Hantavírus e negativo para leptospirose.
Foi realizada investigação ambiental juntamente com agente comunitário de saúde na propriedade onde o homem mora. O homem negou contato direto com ratos e aumento da população de roedores silvestres.
A secretaria de saúde do município, realizou orientações aos agentes de saúde para que fiquem atentos a relatos de aumento no número de roedores no interior e na sede do município. Segundo a administração de Painel, a população vem sendo conscientizada sobre o hantavírus através de redes sociais, folders informativos referente prevenção e alerta da doença.
Urubici também registra caso de Hantavírus com óbito
O boletim da confirmação do primeiro caso de hantavírus em Urubici foi divulgado na manhã da última terça-feira (20). A informação foi confirmada pelo secretário de saúde municipal Diogo Blumer em entrevista para a Rádio Gralha Fm. Ainda de acordo com o secretário, o município de Urubici recebeu a confirmação do caso na sexta-feira (16).
Em entrevista para a Rádio Clube de Lages, a prefeita de Urubici Mariza Costa informou, de acordo com familiares da criança, que a vítima do hantavírus, um menino de 11 anos foi mordido por um rato, principal transmissor da doença, e contraiu o vírus. A prefeita ainda afirma que o menino foi encaminhado à Lages para atendimento e que o mesmo teve demora a ser atendido.
O menino morreu vítima do hantavírus no início de setembro. A doença tem 60% de letalidade.
Segundo Mariza, com o florescer da taquara há uma invasão de ratos na região da Serra Catarinense, mas que o número de roedores já está diminuindo. A prefeita ainda diz que não foi possível confirmar a causa da morte por hantavírus antes que o exame saísse.
Até o momento, são dois casos confirmados de Hantavírus na Serra Catarinense. A cidade de Urubici tem 22 casos suspeitos de hantavírus que estão em investigação.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO