Seminário impulsiona turismo na Região dos Lagos
O objetivo foi discutir o potencial turístico da região e apresentar um projeto inovador
• Atualizado
O município de Capão Alto recebeu um evento histórico para o turismo regional: o 1º Seminário da Região dos Lagos, realizado nesta segunda-feira (09) e organizado pela Agência da Região dos Lagos (Adrel). Autoridades, especialistas e representantes do setor participaram para discutir o potencial turístico da região e apresentar o projeto inovador Rota dos Lagos.
A Região dos Lagos, conhecida pela riqueza natural e cultural, possui grande potencial para atrair visitantes, com oportunidades nos segmentos de turismo náutico, religioso, de natureza, observação de aves e experiências culturais.
Para aproveitar plenamente essas vantagens, o seminário destacou a importância de uma gestão cooperativa, envolvendo municípios, setor privado e a comunidade local.
A gestora estadual de turismo do Sebrae/SC, Aline Miranda, enfatizou o papel do posicionamento digital no sucesso das iniciativas regionais:
“A gente tem muito potencial aqui na região e vamos olhar sob a ótica da regionalização, unindo cidades e trabalhando em conjunto. Isso é primordial para que o turismo realmente aconteça.”
Elisa Lima, diretora executiva da Adrel, destacou o impacto do projeto:
“Hoje estamos apresentando a rota com três municípios pilotos. Já tivemos eventos importantes, como a cavalgadas e um encontro de motonáutica que reuniu quase 3 mil pessoas. Este é o pontapé inicial para explorar o enorme potencial turístico da região.”
O seminário marcou o lançamento oficial do projeto Rota dos Lagos, que inicialmente abrange Capão Alto, Anita Garibaldi e São José do Cerrito. Cada município contribuirá com características únicas. Futuramente, o projeto pretende incluir outras cidades, como Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Celso Ramos, Brunópolis e Vacaria, além de possíveis adesões de cidades vizinhas como Campos Novos e Bom Jesus.
Com uma extensão navegável de 80 km e diversas belezas naturais e culturais, a Região dos Lagos tem tudo para se tornar um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina. Ana Vieira, técnica de turismo da Amures, destacou os benefícios dessa transformação:
“O turismo pode trazer emprego, renda e novas oportunidades econômicas para a comunidade, além de valorizar a riqueza cultural e natural dessa região.”
O seminário reforçou a importância de uma gestão integrada e da conscientização local para impulsionar o turismo como um vetor de desenvolvimento sustentável. A Região dos Lagos agora caminha para consolidar-se como referência no turismo catarinense.
Matéria em colaboração com o repórter Rodrigo Silvério, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO