Rádio Clube Compartilhar
saiba mais

Semasa aciona plano de contingência após coleta de lixo apresentar problemas em Lages

A Semasa estima que pelo menos cinco bairro foram afetados

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Semasa aciona plano de contingência após coleta de lixo apresentar problemas em Lages | Imagem: Márcio Ramos
Semasa aciona plano de contingência após coleta de lixo apresentar problemas em Lages | Imagem: Márcio Ramos

A coleta de resíduos domiciliares na cidade de Lages voltou a apresentar problemas nesta segunda (3) e terça-feira (4), devido a falhas na prestação de serviço pela empresa terceirizada CTA Empreendimentos Eireli. Diante disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), acionou uma força-tarefa emergencial.

O serviço de coleta não foi realizado em bairros como Santa Catarina e Sagrado Coração de Jesus. A Semasa estima que pelo menos cinco bairros foram afetados, com alguns trechos tendo a coleta feita apenas parcialmente.

Problemas do serviço de coleta de lixo em Lages

Funcionários da CTA relataram que o problema se deve ao descumprimento de acordos feitos pela empresa após a paralisação da semana anterior (motivado por falta de segurança nos caminhões) e à falta de caminhões disponíveis para o trabalho. Há relatos de que pode haver uma nova greve a partir desta quarta-feira.

A empresa CTA, por sua vez, atribuiu o atraso à ausência de alguns funcionários no trabalho, e informou ter contratado oito novos colaboradores. A empresa garantiu estar cumprindo o contrato, com os caminhões passando em todos os bairros.

Ação da prefeitura e fim do contrato

A diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, confirmou que a Prefeitura teve que intervir com equipes próprias e em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e Secretaria de Obras, para realizar uma força-tarefa com caçambas e normalizar a coleta nos bairros que foram negligenciados.

“Nós temos o controle dos caminhões on-line, então nós conseguimos detectar em tempo real onde estão esses caminhões e quando começou a perceber que esses caminhões estavam parando, toda a equipe já começou a se movimentar, a gente tinha um plano de contingência e foi quando nós colocamos esse plano em ação,” explicou Paula Granzotto.

A Administração Municipal reiterou que está tomando todas as medidas cabíveis. Além disso, a prefeita Carmen Zanotto já havia anunciado que o contrato com a CTA não será renovado devido ao não cumprimento das cláusulas previstas.

A Semasa informou que o contrato vigente se estende apenas até o dia 11 de dezembro e que um novo processo licitatório está em andamento para a contratação de uma nova empresa.

A Semasa disponibilizou canais de comunicação para a população reportar o acúmulo de lixo ou a falta de passagem do caminhão: (49) 3019-7426 e (49) 99836-1691. A CTA também disponibilizou número para contato: (49) 3380-1521.

Confira vídeo

>> Para mais notícias, siga a Clube no ThreadsTwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.