Semana Farroupilha conta com homenagem à Anita Garibaldi
A cavalgada que aconteceu neste domingo (11), é simbólica e rememora os cavaleiros que protagonizaram o movimento revolucionário farroupilha.
• Atualizado
A cavalgada que aconteceu neste domingo (11), partiu às 11h da localidade de Morrinhos, e contou com a participação de proprietários rurais, estudantes e professores do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e autoridades das áreas de Turismo, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Agricultura.
Cerca de 50 cavaleiros e amazonas percorreram o roteiro de fazendas históricas da Coxilha Rica, entre elas Tijolinho, São João, Andrade e São Sebastião. A iniciativa e a organização da cavalgada foi da Prefeitura de Lages, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agricultura e Pesca e a Fundação Cultural de Lages.
“A cavalgada é simbólica e rememora os cavaleiros que protagonizaram o movimento revolucionário farroupilha (1835-1845). Uma forma de lembrar ‘Ana Maria de Jesus Ribeiro – Anita Garibaldi Filha desta Terra, Heroína de Dois mundos’ como está escrito na placa comemorativa”, destaca o secretário, Álvaro Mondarori Júnior (Joinha).
Anita Garibaldi, segundo relatos de testemunhas que a conheceram, teria vivido sua infância, e provavelmente nascido em Morrinhos, na Coxilha Rica.
Ana Maria de Jesus Ribeiro passou a se chamar Anita, após ter lutado ao lado de Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha (1835-1845) e nas batalhas pela unificação da Itália, a partir de 1849.
Os pais de Anita Garibaldi, Bento Ribeiro da Silva e Maria Antonia de Jesus Ferraz se casaram em 13 de junho de 1815, na Villa de Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens, conforme registro paroquial da época. Dezessete meses depois, no dia 1º de novembro de 1816, em Laguna, batizaram o primeiro rebento, a filha de nome Felicidade. Depois nasceriam mais duas filhas do casal, Manuela e Ana Maria (Anita), sendo que destas não se têm informações oficiais do local exato de nascimento. Naquele tempo não havia registro civil obrigatório.
O evento teve vários apoiadores: Chácara Bom Jesus, MTG, Igreja Católica de Lages, Rota Rural Coxilha Rica, Polícia Militar de SC, Fazenda Tijolinho, Fazenda São João, Fazenda do Andrade, Fazenda São Sebastião, Fazenda Rodeio Bonito, Fazenda Lua Cheia e Lubi Móveis Rústicos.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Lages
Com supervisão de Alessandra Simionato
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO