Seis mil unidades de telhas começam a ser distribuídas para atingidos por granizo em Lages
Confira o roteiro das entregas na matéria
• Atualizado
Os moradores do bairro Santa Mônica foram os primeiros a receber as telhas de fibrocimento que chegaram na manhã desta sexta-feira (03) no pátio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Tão logo os caminhões foram carregados, as telhas foram conduzidas para o repasse às famílias cadastradas.
Uma força-tarefa foi montada para atender a demanda e a prefeita Carmen Zanotto, junto com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, acompanhou os trabalhos no bairro Santa Mônica.
“Essa ação conjunta entre a prefeitura e a Defesa Civil do Estado foi de extrema importância para atuarmos de forma rápida no atendimento às famílias que tiveram as casas afetadas”, destaca a prefeita.
A Defesa Civil contou com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Diretran e da Secretaria de Obras, que disponibilizou servidores para ajudar nas entregas.
“Todas as equipes estão empenhadas para atender o mais rápido possível as pessoas que mais precisam. Não mediremos esforços para que todos os atingidos sejam, de alguma forma, amparados neste momento”, afirma o Sargento Ribeiro.
A entrega das telhas segue o cronograma preestabelecido e será realizada diretamente nas residências das pessoas devidamente cadastradas durante este fim de semana até a próxima segunda-feira (6). Para receber o material, é imprescindível que haja na moradia uma pessoa maior de 18 anos com documento oficial de identidade, de preferência o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Para efetuar a entrega, o morador responsável deverá assinar um recibo que servirá para a prestação de contas ao Governo do Estado/Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina.
Moradores já respiram aliviados
Luiz Felipe Borges, morador do bairro Santa Mônica, foi o primeiro a receber as telhas na manhã desta sexta-feira. Ele conta que teve muitas avarias no telhado, bem como em móveis e eletrodomésticos, mas agora está aliviado, pois conseguirá cobrir sua casa novamente.
“O tempo de resposta da prefeitura foi muito rápido, as telhas chegaram hoje cedo e nós realmente não esperávamos que seria tão depressa. Fizemos o cadastro, já fomos atendidos e recebemos cerca de 30 telhas da Defesa Civil, o que será suficiente para suprir o que estávamos precisando e cobrir o restante da casa”, diz Luiz Felipe.
A aposentada Celita Grefi (75), mora há cerca de 30 anos no bairro e conta que ficou satisfeita pelo rápido atendimento das equipes.
“Passamos por momentos de verdadeiro pavor no dia da chuva, fiquei trancada no banheiro e as pedras que caíam eram enormes. Agora estou mais tranquila ao ver as telhas chegando para arrumar a minha casa, já que o estrago foi grande e eu não teria condições de comprar telhas novas”, diz ela.
Quem ainda não conseguiu efetuar o cadastro ou não estará em casa nos dias 03, 04, 05 e 06, deverá entrar em contato com a Defesa Civil a partir da próxima segunda-feira (6), pela Central: (49) 3019-7477/ (49) 3019-7479.
Roteiro para os dias 3 e 4 de janeiro: Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta, Área Industrial, Boqueirão e Santa Cândida.
Bairros dentro do roteiro para os dias 4, 5 e 6: Santa Mônica, Caroba, Santa Cândida, Copacabana, Vista Alegre, Vila Maria, Santa Clara, Morro Grande, Santa Catarina, Bom Jesus, Popular, Habitação e Distrito de Índios.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO