Referência estadual: Secretaria de Políticas da Mulher de Lages inspira equipe de Itapema
A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher de Lages é pioneira em SC
• Atualizado
A Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher de Lages segue como a única deste tipo em Santa Catarina, sendo um exemplo pioneiro no atendimento e apoio às mulheres em situação de violência doméstica. Servindo de inspiração, Lages, representada pela secretária Marli Nascif, recebeu nesta quinta-feira (10), uma equipe de Itapema para conhecer a estrutura da Secretaria.
O objetivo da visita foi que a equipe de Itapema pudesse entender o funcionamento da Secretaria de Políticas para a Mulher de Lages, que tem se destacado pela eficiência no acolhimento e assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Gostaríamos muito de estar aqui, pela referência e importância que o município de Lages tem nesta questão de proteção às mulheres. Vamos procurar entender como funciona toda esta estrutura criada e fortalecer o vínculo com a equipe lageana. Queremos avançar e incluir, além das mulheres, também pessoas trans nos atendimentos”, comentam Rosilda Portela Rocha, do Conselho da Mulher de Itapema e Yohana Frainer, da Vara Criminal.
A equipe que visitou Lages estava composta por representantes do Conselho Municipal da Mulher, da Vara Criminal do Juizado de Violência Contra a Mulher, do Instituto Inarru e do CREAS do município.
Além de conhecerem a estrutura da Secretaria, os profissionais de Itapema também visitaram a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues, uma ferramenta fundamental no acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. A casa oferece abrigo para mulheres em situação de risco, juntamente com os filhos menores, e atualmente passa por uma reforma para ampliação, com a criação de um quarto acessível destinado a idosas em situação de violência. Embora não haja mulheres acolhidas no momento, a secretária Marli ressaltou que isso reflete a queda nos casos mais graves de violência no município.
A Casa de Apoio oferece um ambiente seguro e estruturado, com videomonitoramento, rondas noturnas e parceria com a Rede Catarina da Polícia Militar. As mulheres acolhidas recebem atendimento integral, incluindo apoio psicológico, com o objetivo de reconstruírem as vidas de forma digna e segura.
Segundo Marli, apesar dos avanços, o desafio continua, especialmente em casos envolvendo mulheres usuárias de drogas e com baixa escolaridade, o que dificulta a reinserção no mercado de trabalho. Para isso, a Secretaria mantém parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, buscando oportunidades de emprego para essas mulheres, promovendo assim a independência financeira.
A secretária de Lages destacou que a experiência de Itapema em conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da Secretaria local é importante para fortalecer o vínculo entre os municípios e compartilhar boas práticas no combate à violência contra a mulher. A visita marca mais um passo na luta pela proteção e amparo das mulheres em Santa Catarina, consolidando Lages como uma referência estadual.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO