Workshop sobre combate a incêndio em veículos elétricos acontece em SC
O evento reunirá especialistas e profissionais de diversas áreas
• Atualizado
Em um movimento pioneiro no Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizará nesta quinta-feira (12), o primeiro workshop de combate a incêndio em carros elétricos. O evento acontecerá em Mafra e reunirá especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir e demonstrar as melhores práticas no enfrentamento de incêndios envolvendo veículos elétricos, já que a evolução do mercado automobilístico tem sido crescente.
A programação contará com mais de 240 participantes vindos de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, abrangendo bombeiros militares, comunitários, voluntários, peritos oficiais e judiciais, além de pesquisadores e profissionais das áreas automotiva e de edificações. Estados como Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul estão entre os representados no evento.
Palestras e demonstrações práticas
O workshop será dividido em duas etapas. Pela manhã, estão previstas quatro palestras com especialistas reconhecidos nacionalmente, que abordarão desde a evolução do mercado de veículos elétricos até as técnicas de combate a incêndios em baterias de íons de lítio.
À tarde, os participantes acompanharão demonstrações práticas inéditas. Uma das atividades mais aguardadas será a queima controlada de baterias de íons de lítio, a primeira realizada publicamente no Brasil. Os métodos de combate utilizados incluirão equipamentos especializados desenvolvidos na Europa e o uso de água, simulando condições encontradas na maioria dos quartéis do país. O objetivo é demonstrar as vantagens e limitações de cada técnica, bem como o tempo necessário para extinguir incêndios em diferentes cenários.
Cenário local e nacional
Com o aumento da circulação de veículos elétricos no Brasil, o tema se torna cada vez mais relevante. Conforme dados do Detran, Lages, na Serra Catarinense, possui 172 veículos elétricos registrados. Dos 18 municípios que compõem a Amures, 12 possuem veículos dessa categoria, incluindo Anita Garibaldi, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Otacílio Costa, São José do Cerrito, São Joaquim e Urubici. Somando os dados da região, há 212 veículos elétricos em circulação até o início de dezembro.
O coordenador geral do evento, Tenente Coronel Willian Leal Nunes, destacou a alta demanda por inscrições, reflexo da importância do tema no país: “Este é um evento grande, inovador e com grande expectativa por parte dos participantes e da organização. A realização dessas atividades práticas inéditas é um marco para o desenvolvimento de técnicas de combate a incêndios envolvendo veículos eletrificados.”
O workshop coloca Santa Catarina na vanguarda da capacitação de bombeiros e profissionais para lidar com os desafios apresentados pela expansão do mercado de veículos elétricos no Brasil, incluindo em regiões como a Serra Catarinense, onde o uso dessa tecnologia também avança a cada dia.
Matéria em colaboração com o repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO