Rádio Clube Compartilhar
Educação

São Joaquim inaugura terceira escola cívico-militar da Serra Catarinense

Escola Cívico-Militar Jurema Hugen Palma em São Joaquim foi inaugurada no dia (01) de julho. Em Lages, são duas escolas com o método de ensino

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: Dionata Costa
Foto: Dionata Costa

A inauguração foi realizada na sexta-feira (01), de julho com a presença dos alunos da Escola de Educação Básica Jurema Hugen Palma. A comunidade do Bairro Santa Paulina e autoridades também estiveram presentes.

A Escola de Educação Básica Municipal Jurema Hugen Palma, fundada em Setembro de 1982, foi acolhida pelo PECIM Programa Nacional das Escolas Cívicos Militares por atender aos critérios estabelecidos para o Programa. Atualmente conta com 364 alunos matriculados no Ensino Fundamental. Em 2022 passou pela consulta pública para atender o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares com a aprovação de 99,9% de votos válidos. 

Na gestão da Escola Cívico-Militar (ECIM), a Diretora Professora Gerlane Goreti de Oliveira, contará com uma Vice Diretora, Assistente Técnico Pedagógico, Agente Administrativo, Professores e Profissionais de Apoio à Educação, com a participação do corpo docente e com o apoio dos militares, e será assessorado por um Oficial de Gestão Escolar, que atuará em três áreas: Educacional, Administrativa e Didático-Pedagógica. 

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Decreto Federal nº 10.004/2019, é um programa do MEC-Ministério da Educação, que conta com o apoio do Ministério da Defesa e está sendo implantado na escola em virtude de Acordo de Cooperação entre os Governos Federal e Municipal, tendo como principal objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Lages é a única cidade do Brasil com duas escolas Cívico-Militar

Diretores de Escolas Cívico-Militares do país estiveram reunidos em Brasília, no mês de junho, onde participaram do replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) e de capacitação de gestores.

Na oportunidade, eles receberam certificações de escolas que implantaram o modelo de gestão cívico-militar nos anos de 2020 e 2021. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

A etapa de implantação das escolas no Brasil iniciou em 2020 e a previsão é de implantar 216 Escolas Cívico-Militares até 2023, cerca de 54 por ano. Em SC estão previstas 21. O município de Lages é o único do Brasil, até o momento, a ser contemplado com a inclusão de duas escolas no Programa Nacional das Escolas Cívico–Militares. São elas: Escola Estadual Básica Cora Batalha da Silveira, localizada no bairro Caravaggio e a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Antonio Joaquim Henriques, localizada no bairro Centenário. As duas escolas foram implantadas neste ano de 2022.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.