Santa Catarina recebe medicamento para tratamento da Covid-19
O objetivo é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco
• Atualizado
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina divulgou, na segunda-feira (14), as orientações para o uso do primeiro medicamento ambulatorial disponível no SUS para a Covid-19: o paxlovid. Cerca de 1.545 doses foram recebidas pelo Ministério da Saúde e o objetivo é evitar a evolução da doença nos grupos de maior risco.
De acordo com a secretaria, a medicação é indicada para pacientes a partir dos 65 anos e para imunocomprometidos a partir dos 18. O remédio deve ser dado até o 5º dia de início dos sintomas e somente com prescrição médica. Não há possibilidade de compra e ele só pode ser fornecido pelo SUS.
O paxlovid é uma medicação ambulatorial e é indicado para pessoas que estejam na fase inicial dos sintomas da Covid-19. Os pacientes que estão aptos a receber o tratamento foram divididos em grupos: grupo 1 – que tenham imunossupressão de alto grau ou idade igual ou maior que 75 anos, independentemente de comorbidade; grupo 2 – ter a partir de 65 anos, com pelo menos duas comorbidades; grupo 3 – a partir dos 65 anos, com apenas uma comorbidade; grupo 4 – a partir dos 65 anos, sem comorbidades; e grupo 5 – pessoas com imunossupressão de baixo grau, a partir dos 18 anos.
Como receber o tratamento
O paciente que precisar do tratamento deve ir até um posto de saúde, unidades de pronto atendimento ou hospitais para fazer uma avaliação. O tratamento é contraindicado para gestantes e às lactantes a orientação é interromper a amamentação durante o uso da medicação.
O medicamento para tratamento para Covid-19 foi aprovado pela Anvisa em março deste ano. Retroviral de uso oral, deve ser administrado por cinco dias em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão da doença.
A secretaria informou que Santa Catarina confirmou, na quarta-feira (9), os primeiros cinco casos da sublinhagem BQ.1.1 do Coronavírus, causador da Covid-19. Com isso, foram emitidos alertas para reforço das medidas preventivas. Mais informações sobre o medicamento e sobre a sublinhagem do vírus estão disponíveis nesse link.
Leia também:
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO