Geral Compartilhar
FRIO RIGOROSO

Santa Catarina alerta para frio intenso e possibilidade de neve na última semana de maio

Há condições favoráveis para geada ampla em todo o estado

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Onda de frio atinge várias regiões e provoca geadas | Foto: Mycchel Legnaghi
Onda de frio atinge várias regiões e provoca geadas | Foto: Mycchel Legnaghi

A última semana de maio em Santa Catarina começa sob alerta meteorológico. Uma frente fria trará tempo fechado e chuvas intensas entre a terça (26) e a tarde de quarta-feira (27), com risco de temporais especialmente no Grande Oeste catarinense.

Queda brusca de temperatura e geada

Após a passagem do sistema, uma intensa massa de ar seco e frio avançará sobre o Sul do Brasil, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. Entre a noite de quarta (27) e a quinta-feira (28), o frio será rigoroso em todas as regiões do estado. No Litoral, a sensação térmica será ainda menor devido aos ventos com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, principalmente entre os Planaltos e no Meio Oeste. Nesses locais, a combinação de baixas temperaturas e umidade pode favorecer a ocorrência de precipitação invernal e até mesmo neve, especialmente na quinta-feira (28). A Defesa Civil ressalta, no entanto, que a previsão de neve é um fenômeno complexo e recomenda o acompanhamento das atualizações meteorológicas.

Frio persistente e cuidados redobrados

O frio intenso deve permanecer até, pelo menos, o domingo (01), com madrugadas e noites de temperaturas mínimas muito baixas. No Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, as mínimas variarão entre 0°C e 5°C. No Litoral, as temperaturas ficarão entre 5°C e 10°C. Apesar da redução das chuvas e do predomínio de sol, as tardes seguirão frias, com máximas que não ultrapassarão os 20°C.

Durante todo o período, há condições favoráveis para geada ampla em todo o estado, inclusive em áreas litorâneas. No interior, a geada será forte, e nas regiões mais altas, existe a possibilidade de congelamento de pistas e tubulações.

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.