Samu e Polícia Militar de Lages promovem capacitação em atendimento pré-hospitalar a pacientes com surto psicológico
O curso está agendado para o dia 21 de maio
• Atualizado
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar de Lages deram um importante passo para melhorar o atendimento a pacientes em surto psicótico. Nesta quarta-feira (23), representantes das duas instituições se reuniram para alinhar os últimos detalhes de uma capacitação conjunta sobre atendimento pré-hospitalar nesses casos delicados.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), em colaboração com a Secretaria da Saúde de Lages, o próprio Samu e a Polícia Militar, visa fornecer conhecimentos importantes sobre como agir em situações de emergência envolvendo pacientes com quadros psiquiátricos, com o objetivo de salvar vidas e garantir um atendimento mais humanizado.
O curso está agendado para o dia 21 de maio, das 13h às 17h, e será realizado no auditório da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). A capacitação busca melhorar os protocolos de ação de ambas as instituições, promover um atendimento coordenado e reforçar a essencial comunicação entre os profissionais de emergência.
“Sabemos que o sucesso do atendimento depende diretamente da parceria e cooperação entre nossas instituições”, enfatizou o coordenador do Samu, Waldemir Ricardo da Silva, durante a reunião.
A grande demanda por atendimentos em emergências psiquiátricas, frequentemente envolvendo álcool, drogas e surtos psicóticos, torna capacitações como essa cada vez mais necessárias. Em muitos desses casos, a resistência do paciente ao atendimento exige o apoio da Polícia Militar.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO