Cotidiano Compartilhar

Saiba como ajudar pessoas em situação de rua neste frio em Lages

A população pode ajudar acionando as equipes de abordagem

• Atualizado

Carolina Sott

Por Carolina Sott

Foto: José Cruz | Agência Brasil
Foto: José Cruz | Agência Brasil

Mais uma onda de frio chegou em Lages, na Serra Catarinense. As temperaturas seguem em tendência de queda nesta sexta-feira (14), segundo a Epagri, quando a mínima pode chegar aos 3ºC e máximos 8ºC durante dia e noite. Com isso, pessoas em situação de rua precisam de acolhimento e abrigo. A população pode ajudar acionando as equipes de abordagem.

Os profissionais do serviço de Abordagem Social estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, trabalhando incansavelmente para realizar a busca ativa e mapear o território, a fim de identificar demandas e garantir o acesso aos serviços de atendimento. 

Por meio do número de WhatsApp (049) 98406-2980, a comunidade também pode fazer encaminhamentos, e as equipes da Abordagem Social prontamente se deslocam até o local onde a pessoa em situação de rua se encontra. Lá, eles oferecem as orientações necessárias e encaminham para os serviços de proteção apropriados.

Centro POP

Já o Centro POP realiza um trabalho especializado à população em situação de rua. Atendimento por equipe técnica, com encaminhamentos aos serviços de saúde, documentação, resgate de vínculos familiares, oficinas socioeducativas e concessão de passagens. 

O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e o local oferece café da manhã (9h), almoço (12h) e café da tarde/lanche (16h15min), além de disponibilizar espaço para higiene pessoal e lavanderia e auxílio com roupas, sapatos e cobertores. Média de 80 pessoas atendidas diariamente, entre migrantes e moradores de Lages.

Acolhimento Temporário 

 Para adultos, é destinado aos cidadãos que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, e/ou ameaçados ou privados de convivência familiar e/ou em situação de vulnerabilidade ou exclusão social. 

O funcionamento acontece das 17h até as 7h30, com oferecimento de pernoite, alimentação (jantar e café da manhã), banho, kit higiene e articulação com as demais políticas públicas. Café da manhã às 6h30min. Somente aos fins de semana e feriados. Nos dias úteis da semana (segunda a sexta-feira), café da manhã ofertado no Centro POP.

Frio insiste no fim de semana

No sábado (15 de julho), o tempo será de tempo firme com sol e algumas nuvens em Santa Catarina, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Em Lages, temperatura de 3ºC a 12ºC, sem chuva e, no domingo (16 de julho), aberturas de sol no Estado, com aumento de nuvens no dia em razão da aproximação de uma frente fria. Entre 4ºC e 14ºC em Lages, também sem índice de chuva.

Um dia após, segunda-feira (17 de julho), nebulosidade variável em Santa Catarina, com chance de chuva fraca e isolada no Litoral à noite, em face do avanço de outra massa de ar frio e atuação de um cavado (área de baixa pressão). No município de Lages, temperaturas variáveis de 5ºC a 15ºC, com 13% de chance de chuva.

Resumo do período de 18 a 27 de julho de 2023 – Nos dias 18 a 21 de julho, um cavado (área de baixa pressão) e a passagem de uma nova frente fria provocam variação de nebulosidade e condição de chuva em Santa Catarina, e temperatura mais baixa. Sequencialmente, condição de tempo mais seco com sol e temperatura em elevação, sem indicativo de chegada de massa de ar frio intensa.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.