Sábado movimentado no Hemosc de Lages atrai mais de 90 doadores
A ação ajudou a reabastecer os estoques de sangue que estavam abaixo do nível necessário
• Atualizado
Este sábado (19) foi de grande movimentação no Hemosc em Lages. Mais de 90 pessoas aproveitaram o dia de folga para se cadastrar e realizar a doação de sangue. A ação foi essencial para ajudar a reabastecer os estoques, que nas últimas semanas estiveram abaixo do regulador necessário.
Jady Mabilia, coordenadora de captação do Hemosc, celebrou o sucesso da campanha e destacou a importância da doação contínua. “Nós tivemos 90 agendamentos para o sábado e isso resulta em várias doações. Nosso estoque estava baixo, mas conseguimos suprir a necessidade do momento. Contudo, seguimos atendendo durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, para quem não pôde comparecer no sábado. Os estoques continuam oscilando, então, precisamos da ajuda constante da população”, explicou Jady.
Entre os voluntários que fizeram questão de participar da campanha estava um casal que viajou mais de 250 km para doar sangue. Baltazar Jurraszek e Joana, de Santa Terezinha, mostraram que a distância não é obstáculo quando o objetivo é ajudar. Baltazar ainda fez um apelo para que as prefeituras da Amavi (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) se unam para facilitar o transporte de doadores até o Hemosc. “Se as prefeituras se juntarem, o custo será menor para cada uma, e mais pessoas poderão doar. Isso vai fazer uma grande diferença”, afirmou.
Com a mobilização do sábado, o Hemosc de Lages espera continuar contando com a solidariedade dos moradores da região para manter os estoques em níveis adequados, lembrando que a necessidade de sangue é constante.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO