Rua mais sinuosa do mundo: Serra Catarinense tenta pela terceira vez quebrar recorde
Após algumas dificuldades enfrentadas, a Rua Sinuosa volta a ser o centro das atenções em Santa Catarina
• Atualizado
A cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, pode bater, pela 3ª vez, o recorde de rua mais sinuosa do mundo. A prefeitura municipal lançou o edital para a execução da construção do Complexo Turístico da Rua Sinuosa, e no dia 1º de junho será realizada a licitação. O título pretende superar a famosa Lombard Street, na Califórnia.
Após algumas dificuldades enfrentadas, a Rua Sinuosa volta a ser o centro das atenções em Santa Catarina. No ano de 2022, duas licitações foram realizadas, sem sucesso, resultando em propostas desertas. No início de 2023, o Estado decidiu retirar os recursos estaduais que haviam sido destinados para obras não iniciadas, incluindo a sinuosa.
Para concretizar o projeto, a prefeitura de São Joaquim relançou o edital, utilizando recursos próprios do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), reajustando os valores e os termos da proposta, no intuito de atrair empresas interessadas no certame. Com um investimento estimado em cerca de R$ 3.750.000, a licitação ocorrerá no dia 1º de junho de 2023, às 9h30, no prédio da prefeitura, localizado na Praça João Ribeiro, 01, no Centro, em uma sala especialmente destinada às licitações, situada no 2º andar.
A contratação será destinada a uma empresa especializada, responsável por executar a construção do Complexo Turístico da Rua Sinuosa, que engloba a construção de um mirante, espaço para pedestres, balanço infinito, pergolado, uma fonte para congelar no inverno e diversas atrações paisagísticas. A rua em questão será executada no antigo Belverede (escadaria) e promete se tornar um ponto de destaque no turismo da região.
Com a realização dessa licitação, São Joaquim reforça seu compromisso em impulsionar o desenvolvimento turístico e cultural do município, proporcionando aos visitantes uma experiência singular ao percorrer a rua mais sinuosa do mundo e desfrutar da beleza panorâmica do mirante.
O projeto não apenas promoverá o turismo no sul do Brasil, mas também trará benefícios econômicos e sociais para a região, estimulando o comércio, gerando empregos e fomentando o orgulho da comunidade por possuir um marco tão singular. A expectativa é de que a licitação atraia empresas qualificadas e interessadas em contribuir para a realização desse importante empreendimento.
Sobre a Rua Sinuosa
A Rua mais sinuosa do mundo, até presente momento, é a mágica “Lombard Street” no estado americano da Califórnia. A Lombard Street é um dos pontos de referência mais populares e famosos do planeta, contracenando as épicas produções dos grandes filmes de Hollywood. E Todos os anos, centenas de milhares de visitantes caminham ou dirigem por suas oito curvas íngremes e fechadas, o que deu-lhe o título da rua mais sinuosa do mundo.
Porém, São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, apresenta agora um ousadíssimo projeto que irá retirar este título da Califórnia, se tornando a Rua mais sinuosa do mundo e na área central da cidade.
A princípio, a obra foi projetada com 9 curvas, foi posteriormente aumentada para 10, duas a mais que a lendária “Lombard Street” na Califórnia. Além disso, a obra terá um imponente mirante para a cidade, balanço infinito, pergolado, uma nova escadaria para pedestres, fonte de água e o mais arrojado projeto paisagístico já realizado em São Joaquim. Os recursos já estão garantidos e o projeto deverá sair do papel muito em breve, se tornando a mais fantástica obra turística na área central de São Joaquim. Após a conclusão é só chamar o Guniness Book para anotar o primeiro recorde mundial da Serra Catarinense: “A Rua mais sinuosa do mundo” e provavelmente a mais charmosa também.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO