Rota turística do Corredor das Tropas começa a ganhar forma
O caminho histórico na Serra Catarinense é sinalizado para impulsionar o turismo local
• Atualizado
A implantação do roteiro turístico Corredor das Tropas está avançando com a primeira etapa de sinalização de pontos de antigas taipas em Lages, Capão Alto e Painel. Esse projeto é coordenado por um grupo de trabalho do setor de turismo da Amures, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e os três municípios envolvidos. O objetivo é destacar pontos estratégicos que serão direcionados ao turismo.
Ana Vieira, assessora de turismo da Amures, explica que as ações incluem identificar os trechos mais degradados do Corredor das Tropas, buscando reduzir os impactos da erosão e preservar essas estruturas históricas.
“Lages deu o primeiro passo instalando placas indicativas em dois pontos do Corredor e o município de Painel acaba de instalar outras 6 placas indicativas. Essas placas darão inclusive, mais visibilidade a esse patrimônio histórico e cultural pelo qual percorre cavaleiros e pedestres, vindos de diversas partes do mundo para conhecer esses campos e paisagens da Serra Catarinense”, afirma Ana Vieira.
As placas possuem uma logomarca que simboliza o Corredor das Tropas e as araucárias típicas da região, além de uma menção à Lei Federal 7347/85, que regulamenta a responsabilidade por danos ao meio ambiente e ao patrimônio artístico e cultural.
O projeto de sinalização cobre um percurso de aproximadamente 18 km, partindo da localidade de Morrinhos em Lages e seguindo até Painel, com mais 6 km de extensão. Em Capão Alto, serão mais 14 km de corredor a serem sinalizados, oferecendo uma rota bem identificada para os visitantes.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO