Reunião sobre segurança pública mobiliza empresários e autoridades em Lages
O encontro aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da CDL
• Atualizado
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages promoveu na manhã desta terça-feira (26), uma reunião para debater a segurança pública no município, com foco nos recentes furtos e roubos ao comércio local. O evento contou com a participação do comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rangel, e da delegada regional da Polícia Civil, Luciana Rodermel.
O vice-presidente da CDL de Lages, Carlos Fontana, explicou à Rádio Clube que a preocupação dos lojistas tem crescido diante do aumento da sensação de insegurança. “Estamos enfrentando ocorrências diárias de furtos e assaltos, o que é extremamente preocupante para o nosso comércio. A reunião busca unir forças entre as autoridades, os empresários e a sociedade para combater essa situação e garantir mais segurança para todos”, afirmou Carlos.
Números apresentados pelas autoridades
Durante o encontro, o tenente-coronel Rangel apresentou dados comparativos sobre furtos e roubos em Lages. Em novembro de 2023, foram registrados 120 furtos; neste ano, o número caiu para 68 no mesmo período. Em relação aos roubos, as ocorrências também diminuíram: de 21 registros em novembro de 2023 para 9 em 2024. Apesar da queda nos índices, os crimes contra o comércio seguem causando preocupação devido à repercussão das ações criminosas.
Destaque para o registro de ocorrências
A delegada Luciana Rodermel reforçou a importância do registro dos boletins de ocorrência (BO). Segundo ela, esse procedimento é essencial para garantir que os criminosos sejam devidamente punidos, já que muitos crimes são cometidos pelos mesmos infratores. Quando os BOs são registrados, a ficha criminal deles cresce, o que aumenta a atenção do Judiciário e eleva a gravidade das punições”, explicou.
Ações conjuntas para soluções
A CDL também apresentou um levantamento prévio que apontou 20 casos de furto ou roubo registrados apenas no comércio de Lages nos últimos 30 dias. Segundo Carlos Fontana, a entidade busca articular um fórum mais amplo para debater o tema e buscar soluções junto às autoridades e à sociedade. “Queremos aumentar o efetivo policial em Lages e incentivar a população a registrar as ocorrências, pois esses dados são essenciais para nortear as ações de segurança”, concluiu.
A reunião ocorreu na sede da CDL e reflete a crescente preocupação dos comerciantes com a segurança em Lages, reforçando a necessidade de uma ação conjunta para combater os desafios enfrentados pela comunidade.
Matéria em colaboração com o repórter Evandro Gioppo, da Rádio Clube.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Instagram, Facebook, X (Twitter) e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO