Problemas com queimadas causam apagão em municípios da Serra Catarinense
Essas ações impactam todo o sistema de distribuição de energia elétrica
• Atualizado
Queimadas em áreas de vegetação em propriedades rurais causaram uma interrupção no fornecimento de energia elétrica nos municípios de Anita Garibaldi, Celso Ramos e Cerro Negro na tarde desta segunda-feira (19).
Segundo informações da Celesc, a intensidade das queimadas resultou em danos à rede elétrica. Os problemas com queimadas indiscriminadas de vegetação rasteira, matas ciliares e árvores próximas à rede de distribuição de energia elétrica, realizadas por terceiros, têm sido frequentes na região.
Essas queimadas resultam na queima dos postes, dificultando o restabelecimento do fornecimento, pois a substituição por postes em perfeito estado é uma tarefa demorada, o que impacta todo o sistema de distribuição de energia elétrica. Além disso, o calor gerado por essas queimadas provoca fadiga nos condutores e nas conexões, o que pode levar ao rompimento dos cabos ou à atuação das chaves fusíveis, tornando o restabelecimento do serviço lento, caro e extremamente perigoso.
Em entrevista para o repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube, a Coordenadora Regional da Celesc em Lages, Vanessa Salvatti, alerta que quando o proprietário da área onde ocorreu a queimada é identificado, um boletim de ocorrência policial é registrado, e os prejuízos decorrentes das operações de restabelecimento do sistema são cobrados, conforme previsto na legislação vigente. Os danos causados à rede por terceiros reduzem os recursos disponíveis para investimentos e melhorias no sistema elétrico local.
Por isso, a Celesc solicita a colaboração e atenção redobrada de todos os cidadãos para evitar danos à natureza e à rede elétrica. Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 0800 048 0196.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO