Quatro municípios da Serra são investigados por crimes na administração pública; saiba quais
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão concentra-se em 16 municípios nas regiões sul e serrana de Santa Catarina
• Atualizado
Na manhã desta quinta-feira (1), foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão por crimes na administração pública e 4 deles são em municípios da Serra Catarinense.
A operação “Serendip” foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC).
As apurações da operação estão relacionadas à fraude a licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e associação criminosa.
A ação, que é um desdobramento da Operação Tríade, busca desarticular um grupo composto por empresários e agentes públicos de envolvimento em práticas ilícitas voltadas à área da saúde pública.
Na Serra, os quatro municípios investigados são Painel, Palmeira, São Joaquim e Bom Jardim da Serra. A equipe do Portal SCC/10 entrou em contato com as prefeituras investigadas e deu espaço para que ambas se pronunciassem:
Prefeitura de Painel:
“A gente não vai se posicionar por enquanto porque na verdade, o GAECO ainda não esteve em Painel. Nós soubemos através das redes sociais que teria essa investigação. Então, vamos aguardar, ver o que que é na verdade, que investigação é essa.”
Prefeitura de Palmeira:
“Os agentes solicitaram duas licitações de uma empresa que presta assessoria na saúde.
Segundo o mandado a empresa está sob investigação e eles foram nas prefeituras a quem a empresa presta serviço.”
Prefeitura de São Joaquim:
“O Município de São Joaquim/SC através da atual gestão, informa que todos os seus procedimentos seguem os preceitos legais, desconhece qualquer irregularidade e está a disposição para qualquer esclarecimento.
Atenciosamente,
Prefeitura de São Joaquim/SC”
Prefeitura de Bom Jardim da Serra:
“A administração do município de Bom Jardim da Serra vem a público esclarecer que, na data de 1º de agosto de 2024, houve o cumprimento de uma determinação judicial para a entrega de documentos relacionados a um processo judicial que tramita em segredo de justiça.
Pelos documentos solicitados, trata-se de uma ação judicial que envolve uma empresa responsável pela gestão de programas da Secretaria Municipal de Saúde. A ação teve origem em um procedimento padrão que abrange todos os municípios catarinenses com contrato com a referida empresa. Contudo, em relação ao município de Bom Jardim da Serra, todo o procedimento licitatório foi seguido rigorosamente, e temos plena certeza de que não foram identificados vícios no momento da contratação e na execução.
Ademais, trata-se de um contrato de valor ínfimo (R$ 4.000,00 mensais), perfeitamente adequado para a remuneração dos serviços ajustados. Os objetos do referido contrato são imprescindíveis para a gestão dos programas de saúde municipal.
Por fim, reiteramos que todos os esclarecimentos foram prestados no momento da ação e a administração permanece à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que possam surgir.
Prefeitura municipal de Bom Jardim da Serra”
O cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages, concentra-se em municípios em 16 municípios das regiões sul e serrana de Santa Catarina.
Veja a lista dos municípios:
- Praia Grande;
- Painel;
- Palmeira;
- São Joaquim;
- São João do Sul;
- Timbé do Sul;
- Bom Jardim da Serra;
- Balneário Gaivota;
- Meleiro, Forquilhinha;
- Jacinto Machado;
- Maracajá;
- Passo de Torres;
- Turvo;
- Araranguá;
- Criciúma.
A Polícia Científica de Santa Catarina apoia a operação para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais com a extração das evidências digitais dos materiais apreendidos. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a investigação prossegue em segredo de justiça.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter , Instagram , Facebook e TikTok.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO