Quais são os segredos que sustentam a melhor educação da Serra Catarinense?
Os ingredientes passam da gestão municipal à sala de aula
• Atualizado
A Serra Catarinense é conhecida por cenários belíssimos dignos de cenas de cinema, que atraem milhares de turistas anualmente. Além de sua beleza natural, a região também revela cidades que demonstram potencial e determinação em diversas áreas, incluindo o turismo, indústria, desenvolvimento e, em especial, na educação.
Entre essas cidades, a pequena Palmeira, de 2,6 mil habitantes, alcançou um reconhecimento nacional como um exemplo de excelência na educação. Impulsionado pelo melhor índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da região serrana e por um investimento histórico de mais de R$ 2 milhões nas unidades escolares, o município se destaca como líder na qualidade do ensino na Serra Catarinense.
No ano de 2022, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) conduziu uma visita técnica a duas escolas de Palmeira e reconheceu a cidade como um exemplo de qualidade educacional na região. Durante a visita, o conselheiro do órgão identificou a presença de elementos que representam boas práticas na gestão pública. Além disso, o conselheiro também visitou a Secretaria de Educação do município, onde pôde constatar o compromisso exemplar com a educação.
Palmeira alcançou outra conquista importante neste ano ao ser selecionada para participar do Alfabetiza Brasil, pesquisa nacional sobre alfabetização infantil conduzida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município foi um dos dez escolhidos em Santa Catarina, quando duas representantes, a professora Carla Murara e a coordenadora pedagógica Eliane Sandri, participaram da solenidade promovida pelo ministério.
Outra ação importante foi a implantação, para toda a carreira do magistério, do piso nacional da categoria, além dos investimentos constantes em formação continuada. As ações mantêm os professores alinhados às melhores práticas pedagógicas da atualidade. Junto a isso, a contratação de ferramentas tecnológicas que auxiliaram na formação e melhoram o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Dois exemplos são a contratação do programa ‘Aprende Brasil’ e a aquisição de uma nova biblioteca para a educação infantil.
Os ingredientes para esses reconhecimentos estão nas unidades escolares da cidade, que oferecem uma infraestrutura completa aos alunos. Com salas de aula equipadas com ar-condicionado, quatro refeições diárias elaboradas por nutricionistas e uma variedade de atividades extracurriculares, as iniciativas refletem o compromisso de Palmeira em proporcionar uma educação de qualidade e um ambiente propício ao desenvolvimento integral dos alunos.
Leia Mais
Da gestão à sala de aula: os protagonistas do sucesso na educação de Palmeira
O sucesso educacional de Palmeira também é resultado do esforço conjunto de protagonistas que atuam desde a gestão até a sala de aula, formada pela prefeitura municipal, professores, alunos e funcionários das três escolas públicas públicas da cidade. Essa união de esforços levou ao índice de escolarização infantil de 92,8%, destacando o compromisso com a educação desde os primeiros anos de vida das crianças.
Na liderança da educação municipal, a prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, possui uma sólida formação em gestão, sendo técnica em mecânica, bacharel em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Negócios. Sua atuação é marcada pela busca contínua por melhorias, com a implementação de políticas educacionais eficazes e o desenvolvimento de programas inovadores.
“Temos muito orgulho de nossa educação, e vamos sempre procurar melhorar e investir cada vez mais, pois é isso que garante o futuro de nossa cidade. É a educação que pode transformar a vida das pessoas e merece toda nossa atenção”, diz a prefeita.
Desempenhando um papel crucial na promoção da qualidade do ensino, a Secretária de Educação, Alexandra Masselai, é uma figura-chave no desenvolvimento educacional do município. Com graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar, ela traz consigo um conhecimento aprofundado que impulsiona o crescimento educacional do município.
“É um reflexo dos investimentos e dos esforços que a administração faz na educação de nossas crianças, e também da capacidade e dedicação de nossos professores e dos profissionais da educação”, comentou a secretária de educação, Alexandra Masselai.
Alegria de quem vivencia
Thamara Sousa Vieira de Jesus, mãe do pequeno Joaquim Vieira Pereira, de apenas 6 anos de idade, compartilhou com orgulho os exemplos e a evolução do seu filho na escola municipal Antonieta Farias de Souza. Joaquim, que sonha em seguir os passos da mãe e se tornar um médico veterinário, tem demonstrado progresso no dia a dia escolar.
“Joaquim está no segundo ano do ensino fundamental e teve um excelente desenvolvimento. Sua professora é maravilhosa, extremamente competente. Um bom ambiente escolar favorece para o seu desenvolvimento, faz com que os alunos tenham vontade e alegria em ir para a escola pois ele sabe que lá estará em um ambiente agradável e seguro conseguindo assim dar o seu melhor para cada passo da sua vida escolar”, conta.
Sobre a revitalização geral da escola do filho, que aconteceu na volta às aulas dos alunos da rede municipal de ensino de Palmeira em fevereiro deste ano, a mãe de Joaquim destacou a importância do novo espaço escolar.
“O ambiente escolar limpo, organizado, bonito é de extrema importância para despertar no aluno a vontade e a alegria de ir para a escola, pois ele sabe que lá estará em um ambiente agradável e seguro, conseguindo, assim, dar o seu melhor para cada passo da sua vida escolar”, conta.
Como evidenciado nas três matérias sobre a educação em Palmeira, os pilares que sustentam a excelência educacional na região serrana são construídos por meio de investimentos em infraestrutura e no desenvolvimento humano. Desde 2017, o município tem se dedicado a proporcionar conforto, segurança e elevar os padrões no processo de ensino-aprendizagem em sua rede municipal de ensino. Esses esforços contínuos têm resultado em uma educação de qualidade que coloca Palmeira entre os melhores municípios de Santa Catarina.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO