Cotidiano Compartilhar
Resgate ágil

Estação Inverno: continuidade do atendimento à saúde na Serra Catarinense será reavaliada para o verão

O programa realizou diversos serviços durante o inverno

• Atualizado

Rádio Clube

Por Rádio Clube

Foto: saude.sc.gov.br
Foto: saude.sc.gov.br

No dia 20 de junho, o governador Jorginho Mello lançou, em Urubici, o programa Estação Inverno, voltado à segurança dos moradores e turistas que visitam a Serra Catarinense durante o inverno. O programa, além de reforçar a segurança, ampliou o atendimento à saúde por meio de uma parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar, oferecendo suporte aeromédico com UTI aérea para casos graves, resgates e transporte médico.

A continuidade do serviço realizado pelo Programa Estação Inverno, mesmo após o término da estação mais fria do ano, está agora nas mãos da Diretoria do SAMU, em Florianópolis. Segundo nota emitida pela assessoria de imprensa do órgão, ao ser questionada pela Central de Conteúdo da Rádio Clube, uma decisão final sobre a permanência do atendimento durante o verão deve ser anunciada na próxima sexta-feira, 16 de outubro. O contrato com as equipes médicas, que vence no próximo mês, está no centro das discussões. “Até sexta-feira vamos informar, só está dependendo de alguns trâmites, mas sexta é a confirmação ou não do serviço”, afirmou o órgão.

Atualmente, o serviço aeromédico está ativo graças a um convênio entre o helicóptero Águia 4, da 5ª Base do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, e o SAMU, que disponibiliza sete profissionais da saúde — cinco médicos e dois enfermeiros — para atendimento de urgências e emergências, como resgates e transporte aeromédico. Com esse esforço conjunto, espera-se uma resposta mais rápida a situações críticas, salvando vidas e proporcionando atendimento eficiente.

O governador Jorginho Mello destacou a importância do programa: “Essa parceria entre o SAMU e a Polícia Militar vem para atender as demandas da saúde, além da segurança, durante a temporada de inverno. E depois vai permanecer de maneira fixa, para que possamos socorrer as pessoas com agilidade. A estrutura traz tranquilidade e melhora o atendimento na estação.”

A deputada federal e prefeita eleita em Lages, Carmen Zanotto, reforçou a necessidade de manter o serviço na região: “A determinação do governador é que o programa continue devido às grandes distâncias no Planalto Serrano, o que, sem dúvida, vai salvar muitas vidas.”

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, também comentou sobre a expansão do serviço aeromédico para outras regiões de Santa Catarina, como o Grande Oeste, com a aquisição de uma aeronave de asa fixa para Joaçaba. “Este trabalho começou com a deputada Carmen Zanotto, e continuamos conforme a determinação do governador. É um importante investimento para a Serra catarinense”, concluiu.

Agora, a população aguarda o anúncio oficial sobre a continuidade do programa, que pode garantir o suporte de UTI aérea para a Serra Catarinense mesmo durante o verão.

Com colaboração do Repórter Amarildo Volpato, da Rádio Clube.

>>> Para mais notícias, siga a Clube  no  Instagram,  FacebookX (Twitter) e  TikTok.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.