Programa de castração e implantação de microchip em animais é retomado em Lages
O programa de castração e microchipagem será retomado
• Atualizado
![Divulgação/ Foto: Amures Divulgação/ Foto: Amures](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Programa-de-castracao-e-implantacao-de-microchip-em-animais-e-retomado-em-Lages.jpg)
Nesta quarta-feira (05), o Consórcio Intermunicipal de Saúde Animal (Cisama) reuniu-se com secretários municipais de Agricultura e técnicos dos serviços de sanidade animal no auditório da Amures em Lages.
Leia Mais
O assunto do encontro foi a retomada do programa de castração de cães e gatos e a implantação de microchips para identificação dos animais. A coordenadora do Programa de Sanidade dos Produtos Agropecuários, Andressa Steffen Barbosa explica como funcionará o programa de castração.
“Com chip será possível a identificação caso o animal fuja, se perca, seja extraviado ou sofra algum tipo de acidente. E, vamos disponibilizar aos municípios um aplicativo denominado Meu Pet Cidadão, que ajudará identificar os animais e os tutores.”
O microchip, terá a identificação dos tutores, será uma forma de evitar o abandono de animais, problema frequente nos limites entre os municípios. Segundo o médico veterinário, Thiago Cordeiro, a microchipagem não terá custo adicional para os municípios.
A reunião também abordou o credenciamento de clínicas veterinárias que farão as castrações e microchipagens e a utilização de recursos de emendas parlamentares para o programa.
Leia também
Novos contentores de lixo são instalados em Lages
A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) iniciou, nesta terça-feira (04), a instalação de 40 novos contentores lixo em Lages. Os equipamentos serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade e em áreas onde há falta de lixeiras, com o objetivo de melhorar a coleta de lixo e evitar o acúmulo de resíduos nas ruas.
A iniciativa faz parte de um plano da Semasa para ampliar a cobertura de contentores na cidade.Foram licitadas 250 unidades, mas após uma contagem, perceberam que havia apenas 210 contentores instalados. Diante disso, a secretaria solicitou as unidades restantes à empresa vencedora da licitação.
A escolha dos pontos para instalação dos novos contentores foi feita em conjunto com a Secretaria Municipal do Planejamento e Mobilidade Urbana (Seplam). Foi realizado um mapeamento técnico para identificar os locais com maior densidade populacional e demanda por contentores.
A Semasa, está preparando uma nova licitação para aumentar o número de contentores na cidade.O diretor presidente da Semasa, Jair Junior destaca.
“Nossa intenção é que Lages tenha, pelo menos, mil unidades de contentores espalhados pela cidade. Entendemos que 250 é pouco para o porte de Lages, por isso buscaremos abranger não só a área central, mas também os bairros em pontos estratégicos”
Os contentores de cor grafite são destinados para resíduos domésticos, já os azuis são para materiais recicláveis, que são recolhidos pela coleta seletiva.
Na área central, os resíduos são recolhidos diariamente, e nos demais pontos da cidade, o recolhimento segue o cronograma da empresa CTA Empreendimentos, responsável pela coleta de lixo em Lages.
Entre as ruas e praças que receberão os novos contentores estão o Calçadão da Praça João Costa, Praça dos Bandeirantes, rua Hercílio Luz no Centro e Rua Alves de Brito no bairro Brusque, rua Sete de Setembro, entre outros. A instalação dos equipamentos deve ocorrer ao longo desta semana.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO