Professores de Lages anunciam paralisação nesta quinta-feira; saiba detalhes
A prefeitura de Lages e o SIMPROEL não chegaram em um acordo
• Atualizado
Após reuniões, propostas e assembleias sem um acordo final em relação ao impasse do pagamento do piso salarial do magistério e outros pedidos da categoria, os professores de Lages, na Serra Catarinense, vão cruzar os braços nesta quinta-feira (27), em uma paralisação.
Na última tentativa de um acordo, a prefeitura de Lages sugeriu um reajuste de 6%, que foi recusado pelos professores municipais. Após a proposta, o Sindicato dos Profissionais em Educação de Lages (SIMPROEL) emitiu uma carta aberta relatando a reivindicação da categoria. Além da luta pela aplicação da Lei do Piso do Magistério, há também o pedido de mais segurança nas escolas municipais.
Nesta terça-feira (25), representantes da categoria compareceram à Câmara de Vereadores de Lages para acompanhar uma moção legislativa apresentada pela vereadora Elaine Moraes (Cidadania), pedindo o cumprimento da Lei do Piso. A moção foi aprovada por unanimidade e, agora, o documento será entregue ao prefeito Juliano Polese.
Leia Mais
“Descaso do poder público”, afirma presidente do SIMPROEL
A presidente do SIMPROEL e vereadora de Lages, Elaine de Moraes (Cidadania), afirma que os profissionais não recebem o piso salarial mínimo do magistério desde 2022. A representante diz haver um “descaso do poder público” com a classe.
“É uma forma de manifestar toda a indignação contra o descaso do poder público com a educação do município de Lages. Desde 2022, o prefeito não paga o piso nacional mínimo do magistério da rede pública municipal”, disse Elaine.
A reportagem da Rádio Clube de Lages entrou em contato com a assessoria da prefeitura de Lages e solicitou uma posição sobre o caso, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Secretaria de Educação afirma que aulas serão mantidas
Segundo a secretária de educação de Lages, Ivana Mitchelchuk, nesta quinta-feira (27), será mantido o dia letivo normal, pois é necessário assegurar o calendário escolar, e atender as crianças.
A secretária ainda afirma que os trabalhos programados para amanhã, na rede municipal de ensino, estão sendo alinhados com os diretores, na tentativa de manter o dia letivo normal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO