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Pesquisa do Procon de Lages aponta variação de mais de 1000% em itens de Natal

O levantamento visa auxiliar os consumidores que buscam itens de decoração para a temporada

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Por Rádio Clube

Isabela Reche

Por Isabela Reche

Pesquisa do Procon de Lages aponta variação de mais de 1000% em itens de Natal | Foto: Fábio Pavan
Pesquisa do Procon de Lages aponta variação de mais de 1000% em itens de Natal | Foto: Fábio Pavan

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon) de Lages divulgou uma pesquisa de preços de artigos de decoração natalina que revela variações extremas entre os estabelecimentos, com alguns itens apresentando uma diferença de mais de 1000% no valor. O levantamento visa auxiliar os consumidores que buscam itens de decoração para a temporada.

A pesquisa foi realizada no dia 13 de novembro, visitando seis lojas no município: Havan, Milium, Lojão Astral, Lamod Home, Mimi e My Bijuterias.

Pesquisa do Procon; variações expressivas encontradas

O Procon pesquisou diversos artigos tradicionais de Natal, como árvores de diferentes tamanhos, pisca-pisca, kits de bolas, laços, festões, estrelas, guirlandas, presépios e bonecos de Papai Noel.

As maiores variações de preço encontradas foram:

  • Árvore mini: Variação de até 1091%.
  • Presépio: Variação de até 560%.
  • Guirlanda: Variação de até 422%.
  • Pisca-pisca: Variação de até 300%.

A prefeita Carmen Zanotto ressaltou a importância da pesquisa:

“Logo as ruas do centro de Lages estarão iluminadas e abrigando uma decoração especialmente pensada e dedicada aos lageanos, que merecem ter um Natal lindo e emocionante novamente”, afirmou.

Recomendação aos consumidores

Kevin Gonçalves Calbusch, executivo do Procon de Lages, enfatiza que, devido às grandes variações, a pesquisa de preços é crucial antes de efetuar a compra. Ele também aconselha os consumidores a considerarem os custos indiretos:

“Recomendamos aos consumidores que levem em consideração os estabelecimentos próximos de suas residências, pois o deslocamento até a loja é uma despesa que passa despercebida pela população em geral”, ressaltou Calbusch.

A pesquisa indica os estabelecimentos com os maiores e menores preços de cada item, sem considerar as marcas, que são variadas.

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