Prefeitura de Lages entrega projeto da Reforma Administrativa na Câmara de vereadores
A proposta será avaliada e votada pelos vereadores
• Atualizado
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto foi até a Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, (17) para entregar pessoalmente o projeto de lei complementar que propõe uma reforma administrativa na prefeitura de Lages. A entrega foi feita ao presidente da Câmara, vereador Maurício Batalha.
Leia Mais
Em entrevista à rádio Clube de Lages, a prefeita destacou os principais pontos da reforma, que prevê a redução de 42 cargos comissionados na estrutura da administração pública. A estimativa de economia com esta medida é de aproximadamente R$ 1.880.973,36, podendo ser ainda maior, já que parte desses cargos deverá ser ocupada por servidores de carreira.
“Estamos conseguindo fazer o enxugamento de 42 vagas, o que representa uma grande economia para o município”, comentou a prefeita.
A reforma também visa reorganizar as pastas da administração pública. A Secretaria de Administração e Fazenda será desmembrada, criando pastas separadas. A proposta também prevê uma nova pasta exclusiva para o Turismo, desmembrando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, considerando a importância desse setor para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do turismo no município. Além disso, a prefeita anunciou a criação do Executivo do Bem-Estar Animal, com a intenção de melhorar o atendimento a animais vítimas de violência, atualmente atendidos no Centro de Zoonoses.
Outro ponto importante foi a proposta de reestruturação da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, que passará a ser Secretaria de Serviços Públicos, sendo criada a Fundação do Meio Ambiente.
“Já deixamos um espaço para a gente trabalhar a questão da Fundação do Meio Ambiente, com um executivo no gabinete ainda, para poder organizar e daí depois quando tudo isso estiver organizado, a gente complementa retirando da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços deixando só como Secretaria de Serviços Públicos e cuidando então também desta parte do Meio Ambiente com um olhar mais específico”, explica a prefeita.
Hoje cada secretaria da prefeitura conta com um assessor de comunicação digital. Na proposta da reforma administrativa, a administração municipal decidiu centralizar essa função para melhorar a padronização da imagem institucional da Prefeitura. Agora, os assessores de comunicação continuam atuando nas respectivas pastas, mas ficam vinculados ao Executivo de Comunicação, garantindo uma gestão mais integrada e organizada da comunicação institucional.
“Essa reforma, quando aprovada pela Câmara, permitirá mais agilidade nos processos e uma estrutura mais eficiente para o município”, destacou.
Quanto à nomeação dos secretários das novas pastas, a prefeita confirmou que a turismóloga Ana Vieira será nomeada interinamente para a Secretaria de Turismo, aguardando a finalização da reforma para sua nomeação efetiva. E Mercado Público fará parte da secretaria de Turismo, com a intenção de potencializar ainda mais o uso do espaço, não só à noite, mas também durante o dia, fomentando o turismo na cidade.
Agora, a proposta segue para a apreciação da Câmara de Vereadores, e a prefeita aguarda a aprovação para que a reforma possa ser implementada.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO