Prefeitura de Lages apresenta nova empresa para a coleta de lixo
O contrato tem duração máxima de um ano
• Atualizado
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), anunciou nesta sexta-feira (7) a contratação de uma nova empresa para a coleta de resíduos domiciliares na cidade. A medida, de caráter emergencial, garante a regularização imediata dos serviços, que vinham enfrentando problemas devido ao descumprimento contratual pela prestadora anterior.
A empresa contratada é a Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, com sede em Joinville, que apresentou o menor preço no processo emergencial. O contrato tem duração máxima de um ano.
A decisão de substituir a empresa ocorre devido aos recentes e recorrentes impasses envolvendo a CTA Empreendimentos Eireli, que incluíram interrupções na coleta, más condições dos caminhões e paralisações de trabalhadores.
A prefeita Carmen Zanotto justificou a antecipação da substituição:
“A coleta de lixo é um serviço essencial e deve ser conduzida de forma exemplar. Não podemos aceitar o não cumprimento dos contratos e, acima de tudo, situações que possam colocar em risco a vida de trabalhadores e cidadãos”.
A prefeita reforçou que a substituição se deu com 36 dias de antecedência do prazo final do contrato vigente, cuja renovação não era de interesse da antiga empresa.
A diretora-presidente da Semasa, Paula Granzotto, manifestou a expectativa de que o serviço seja normalizado o mais breve possível em todos os bairros, suprindo os impactos causados pelas inconsistências anteriores. Ela lembrou que, durante as interrupções, a Prefeitura chegou a instituir uma força-tarefa com equipes próprias para evitar o acúmulo de lixo e danos à saúde pública.
A nova empresa, Ambiental Limpeza Urbana e Saneamento Ltda, já iniciará imediatamente as atividades, percorrendo as rotas de coleta no perímetro urbano de Lages.
Nota da CTA Empreendimentos
Em nota a Rádio Clube de Lages, a CTA Empreendimentos Eireli diz:
“O desinteresse da CTA reside no fato das péssimas condições da estrada de acesso ao Aterro Sanitário Municipal e diversas ruas do município, o que impacta nos serviços de coleta devido demanda recorrente de manutenção corretiva (troca de pneus, suspensão, amortecedores, dentre outros). Fato, inclusive, que é de conhecimento da SEMASA”.
Confira entrevista
Confira coletiva completa
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO