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Prefeitura de Lages apresenta dados oficiais da 35ª Festa Nacional do Pinhão

O evento foi considerado como um modelo bem-sucedido de inclusão, geração de renda e valorização cultural.

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Por Rádio Clube

Prefeitura de Lages apresenta dados oficiais da 35ª Festa Nacional do Pinhão | Foto: Nilton Wolff e Lucas Centenaro
Prefeitura de Lages apresenta dados oficiais da 35ª Festa Nacional do Pinhão | Foto: Nilton Wolff e Lucas Centenaro

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, a gestão municipal de Lages apresentou dados da 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, que movimentou Lages entre 6 e 22 de junho. O evento, que teve seu novo formato, batizado de “Raízes”, foi considerado como um modelo bem-sucedido de inclusão, geração de renda e valorização cultural.

A prefeita Carmen Zanotto celebrou o sucesso da Festa, destacando sua importância para a cidade.

“A Festa Nacional do Pinhão foi um sucesso. Acreditamos neste novo formato como uma edição histórica. Celebramos a cultura com mais de 125 atrações durante os 17 dias de Festa”

Ela ressaltou ainda o êxito da Sapecada, que permanecerá no Centro da cidade e no formato de final de semana nas próximas edições.

“Sabemos que podemos aprimorar ainda mais para a 36ª edição”

Investimento sustentável e retorno da Festa do Pinhão

Reconhecida oficialmente pelo Governo do Estado como uma das maiores celebrações do calendário turístico catarinense, a Festa Nacional do Pinhão impulsionou diversos setores da economia regional. O investimento total na realização do evento foi de aproximadamente R$ 5,2 milhões. Deste montante, apenas R$ 1,3 milhão foi proveniente da Prefeitura de Lages, um valor inferior ao orçado inicialmente e também às edições anteriores. O Governo do Estado contribuiu com R$ 2 milhões, e o restante foi arrecadado por meio de parcerias com apoiadores.

O secretário da Fazenda, Evandro Frigo Pereira, detalhou os investimentos, explicando que “cerca de R$ 1,9 milhão do recurso estadual foi aplicado diretamente em mídia, palcos e shows nacionais, como Yasmin Santos e Corpo & Alma.” O município ainda recebeu pouco mais de R$ 160.000,00 de outorga pela exploração dos bares nos shows nacionais e R$ 1,6 milhão de patrocinadores. Todos os dados financeiros estão disponíveis para consulta no Portal da Transparência do Município.

Inovação em acesso e segurança

Um dos grandes destaques desta edição foi o novo modelo de acesso gratuito aos shows, com ingressos nominais, que garantiu mais segurança e organização. Para reforçar a segurança, 40 câmeras com reconhecimento facial foram instaladas no Centro, e o efetivo policial militar foi reforçado com 80 agentes. A pesquisa de satisfação realizada durante o evento revelou que aproximadamente 90% do público se declarou satisfeito com a experiência, um indicativo claro da aprovação das medidas adotadas.

Impacto social e econômico da Festa

A Festa do Pinhão também se destacou pela participação de entidades sociais, cooperativas e produtores locais. O impacto econômico direto nas entidades como a Associação Lageana de Cultura e Arte Tradicionalista (Alcat) e no artesanato foi de R$ 2,2 milhões, evidenciando a força do evento como propulsor da economia solidária e da cultura local.

No comércio lageano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) registrou um crescimento médio de 20% nas vendas durante o período da Festa. A participação ativa de empresários no novo formato e o concurso de vitrines promoveram grande movimentação no setor.

Lages: referência no turismo de inverno

A secretária de Turismo, Ana Vieira, salientou o papel crucial da Festa na projeção de Lages no cenário turístico.

“Lages entra de forma definitiva nas rotas do turismo da Serra Catarinense. A Festa Nacional do Pinhão foi essencial para isto, pois impulsionou o comércio local, elevou a ocupação da rede hoteleira, fortaleceu o turismo cultural e aumentou o fluxo de visitantes no Mercado Público”

A alta taxa de ocupação hoteleira, especialmente nos dias de shows nacionais e no último final de semana da Festa, confirmou o impulsionamento do turismo na região.

Comunicação durante a Festa do Pinhão 2025

A comunicação da Festa também teve um desempenho expressivo, alcançando números notáveis. Diogo Schimitz, executivo de Comunicação, informou que “de forma orgânica, os conteúdos oficiais alcançaram mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.” Além disso, foram produzidas 137 pautas durante os 17 dias de programação, gerando destaque na mídia estadual e nacional e projetando a imagem de Lages e da Serra Catarinense.

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