Prefeitura de Lages age contra ocupação irregular em área de risco no Morro do Posto
A abordagem foi feita de forma organizada e respeitosa
• Atualizado

A Prefeitura de Lages realizou uma ação conjunta nesta quinta-feira (17) para investigar uma possível ocupação irregular em uma área de risco no bairro Morro do Posto. A fiscalização aconteceu na rua Honorato Pereira, em um local classificado como “verde” e que apresenta riscos de deslizamentos de terra.
A iniciativa envolveu equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Secretaria do Planejamento Urbano, Secretaria da Assistência Social e Defesa Civil. O objetivo foi verificar a existência de moradias construídas de forma irregular e o acúmulo de lixo e entulho em uma área pública e sensível ao meio ambiente.
Segundo as equipes, construções improvisadas em encostas e áreas públicas podem trazer sérios perigos para a segurança das famílias e para a cidade. A ação integrada foi necessária devido à complexidade do caso, que envolve questões legais sobre o uso do solo, a segurança das construções e a situação social das famílias que vivem nesses locais.
Atuação conjunta
A abordagem foi feita de forma organizada e respeitosa, seguindo todas as leis e priorizando um atendimento humano às famílias encontradas. A Defesa Civil está preparando um relatório técnico sobre o nível de risco da área, enquanto a Secretaria da Assistência Social está levantando dados sobre as pessoas envolvidas para encaminhá-las a programas de proteção e acesso à moradia.
“A atuação conjunta entre diferentes secretarias municipais é fundamental para que possamos enfrentar situações como esta com responsabilidade e sensibilidade social. A fiscalização não tem apenas um caráter punitivo, mas também preventivo e de orientação”, destacou o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO